Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Aguiar da Beira repete espectáculo teatral comunitário sobre lenda

A vila de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, recebe no sábado um espetáculo de teatro comunitário sobre a lenda da Senhora da Lapa, que foi apresentado pela primeira vez em 2015.

Aguiar da Beira repete espectáculo teatral comunitário sobre lenda
Notícias ao Minuto

15:30 - 20/09/18 por Lusa

Cultura Guarda

O espetáculo 'A Fuga das Freiras', promovido pela Câmara Municipal de Aguiar da Beira e encenado pelo Trigo Limpo Teatro ACERT, de Tondela, será representado a partir das 21:30, no Largo dos Monumentos.

A autarquia de Aguiar da Beira refere, em comunicado hoje enviado à agência Lusa, que "está de regresso o espetáculo cultural mais emblemático e marcante realizado no concelho".

'A Fuga das Freiras' associa a lenda da origem da imagem de Nossa Senhora da Lapa e conta "a história da invasão das terras de Aguiar pelos mouros e a martirização das religiosas que, conseguindo algumas escapar, levaram a imagem para a Lapa", segundo a fonte.

O município, presidido por Joaquim Bonifácio, convidou o Trigo Limpo Teatro ACERT para encenar de novo o espetáculo que foi representado pela primeira vez, no mesmo local, em setembro de 2015, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Turismo.

Segundo a organização, "a narrativa é a mesma de 2015", embora "com ligeiras alterações".

Os ensaios gerais começaram na segunda-feira e a produção cultural comunitária, que terá a duração de uma hora, envolve cerca de 150 pessoas, sendo que os elementos da comunidade têm idades entre os 10 e os 65 anos.

Participam ainda na iniciativa a Cant'Arte - Associação Cultural, os grupos de concertinas 'Abadenses', 'Clave de Sol' e 'Grupo da Farra', o Rancho Folclórico de Pena Verde, o Grupo de Bombos de Carapito e a Banda Filarmónica do Conservatório de Música de Ferreirim.

Pelos dados de 2015, a autarquia vaticina que o espetáculo deverá ser visto por "cerca de 800 pessoas" do concelho de Aguiar da Beira e dos municípios limítrofes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório