Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Cozinhar arroz desta maneira pode provocar envenenamento por arsénico

Pesquisas sugerem que o método normal de cozinhar arroz pode expor os consumidores a uma série de problemas de saúde incluindo doenças cardíacas, diabetes e cancro.

Cozinhar arroz desta maneira pode provocar envenenamento por arsénico
Notícias ao Minuto

14:00 - 20/09/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Perigo

Milhões de pessoas poderão estar em risco devido à forma incorreta como cozinham o arroz, avisam os cientistas.

Experiências recentes revelaram que um dos métodos mais comuns de cozinhar arroz – simplesmente cozê-lo num panela até que a água ferva – pode ser insuficiente para prevenir a exposição a resíduos que provocam intoxicações por arsénico. Substância esta que contamina o arroz enquanto cresce, devido às toxinas industriais e aos pesticidas.

Este químico já foi associado a uma série de problemas de saúde incluindo à ocorrência de doenças cardiovasculares, diabetes e de cancro, e ainda a problemas de desenvolvimento.

Enquanto que é comummente aceite que quaisquer vestígios de arsénico que restem são expulsos durante o processo de cozedura, os cientistas alertam agora que tal só acontece sem sombra de dúvidas quando o arroz é colocado de molho da noite para o dia.

Andy Meharg, professor de ciências biológicas na Universidade de Queens, em Belfast, na Irlanda do Norte, testou três métodos de cozinhar arroz para o programa da BBC ‘Trust Me, I’m a Doctor’ (‘Confie em Mim, Sou Médico’) para perceber se se registavam alterações nos níveis de arsénico.

No primeiro método, o professor usou um rácio de duas partes de água para uma de arroz, no qual a água fervia durante a cozedura – sendo este o método geralmente usado pela maioria da população.

Meharg concluiu que este método revelava a presença de maiores conteúdos de arsénico.

Contrariamente, quando utilizou cinco partes de água para uma parte de arroz e escorreu o excesso de liquido, os índices de arsénico caíram quase para metade; enquanto que no terceiro método, no qual o arroz ficou de molho da noite para o dia, os níveis da toxina reduziram em cerca de 80%.

Ou seja, o método mais seguro para cozinhar arroz é o último, no qual o alimento é colocado de molho durante a noite, depois lavado e escorrido até a água estar limpa, para só depois ser colocado numa panela, com um rácio de cinco partes de água para uma de arroz.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório