Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Tusk anuncia cimeira extraordinária sobre o Brexit em novembro

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou hoje que vai propor a realização de uma cimeira extraordinária em novembro dedicada ao 'Brexit'.

Tusk anuncia cimeira extraordinária sobre o Brexit em novembro
Notícias ao Minuto

14:44 - 19/09/18 por Lusa

Mundo Conselho Europeu

"Amanhã [quinta-feira], no encontro a 27, vou propor que seja realizada uma cimeira adicional em meados de novembro", anunciou Tusk, numa conferência de imprensa em Salzburgo, na véspera de uma cimeira informal, organizada pela presidência austríaca da União Europeia (UE).

O presidente do Conselho Europeu esclareceu haver propostas da primeira-ministra britânica, Theresa May, que "precisam de ser trabalhadas e mais negociadas", nomeadamente as que respeitam à questão irlandesa e ao quadro para a futura relação económica entre o Reino Unido e a UE.

"Gostaria de finalizar as negociações este outono", salientou.

"As negociações do 'Brexit' estão a entrar numa fase decisiva", lembrou Tusk, assinalando que as propostas de May no Livro Branco conhecido como 'Chequers' "indicam uma evolução positiva na abordagem do Reino Unido e uma vontade de minimizar os efeitos negativos do 'Brexit'.

Os líderes da UE reúnem-se hoje num jantar informal a 28 organizado pela presidência austríaca, a que se segue, na quinta-feira, um encontro a 27, sem a presença de Theresa May.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório