Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

O perigo escondido nos iogurtes. Estudo revela abuso desta substância

De acordo com um novo estudo, a maioria dos iogurtes contém “níveis de açúcar muito acima do recomendado”.

O perigo escondido nos iogurtes. Estudo revela abuso desta substância
Notícias ao Minuto

08:30 - 19/09/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Alimentos

A pesquisa inédita e comprometedora incidiu sobre a generalidade das marcas vendidas nos supermercados e revelou que quase todos os iogurtes contêm índices de açúcar “muito acima da média”.

Segundo os investigadores, nove em 10 daqueles alimentos não podem de todo ser considerados saudáveis já que incluem mais de cinco gramas de açúcar por 100 gramas.

Os cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido, examinaram 921 das marcas mais populares de iogurtes no mercado e alertam agora os consumidores de que estes laticínios se tratam na generalidade de “fontes insuspeitas” de açúcar.

Os investigadores creem que estes alimentos comummente vistos como um snack saudável e equilibrados estão a contribuir para a epidemia de obesidade que assola o mundo inteiro. Apelando aos consumidores que leiam atentamente os rótulos antes de os adquirirem.

Os iogurtes rotulados como ‘sobremesas’ são, de acordo com os cientistas, os piores transgressores, contendo uma média de 16,4 gramas de açúcar por cada 100 gramas – ou seja, mais de quatro colheres daquela substância.

Seguem-se os iogurtes orgânicos, que na sua maioria incluem 13,1 gramas de açúcar por cada 100 gramas.

Contrariamente, os iogurtes naturais ou gregos ficaram ainda assim classificados entre os mais saudáveis – cada pote incluindo ‘apenas’ cinco gramas de açúcar. Estas variedades também apresentaram níveis mais elevados de proteína (nutriente este benéfico para o organismo).

As autoridades de saúde alertam que as crianças com cerca de seis anos não devem consumir mais de 19 gramas de açúcar por dia, o que significa que ingerir apenas um iogurte pode fazer com que ultrapassem o limite recomendado.

A líder do estudo, a professora Bernadette Moore, disse: “Apesar de existirem provas científicas de que comer iogurte pode ser benéfico para a saúde, os produtos à venda nos supermercados contêm na sua maioria níveis prejudiciais de açúcar que aniquilam as qualidades daquele alimento”.

“Os itens rotulados como orgânicos são frequentemente classificados como ‘mais saudáveis’, mas acabam por ser uma fonte desconhecida de açúcar nas dietas de muitos indivíduos”, alertou.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório