Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Sonae prepara entrada em bolsa do negócio de retalho

A Sonae SGPS anunciou, esta quarta-feira, a intenção de admitir à negociações as ações do seu negócio de retalho alimentar ainda este ano.

Sonae prepara entrada em bolsa do negócio de retalho
Notícias ao Minuto

07:21 - 19/09/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia CMVM

A Sonae SGPS está a preparar a entrada em bolsa do seu negócio de retalho alimentar, a Sonae MC, segundo anunciou, esta quarta-feira, em comunicado enviado ao regulador de mercado (CMVM). 

"A Sonae SGPS anuncia hoje a sua intenção de proceder ao lançamento de oferta inicial (IPO) e admissão à negociação do seu negócio de retalho alimentar, Sonae MC. A Sonae MC pretende solicitar a admissão à negociação das respetivas ações ordinárias na Euronext Lisbon", pode no comunicado do grupo. 

De acordo com a mesma informação, a Sonae SGPS prevê oferecer uma participação minoritária a investidores não qualificados e qualificados, "mantendo-se o acionista de referência da Sonae MC". O objetivo, revela o grupo, passa por "atingir um 'free-float' [ações em negociação em bolsa] mínimo de aproximadamente 25%".

A Sonae MC é o maior operador de retalho alimentar em Portugal, com uma quota de mercado de 21,9%, "num setor de crescimento e com baixa taxa de penetração, estimando-se que cresça a 2,9% por ano até 2022”, refere.

A empresa estima que o IPO ocorra durante o quarto trimestre de 2018, "sujeita às aprovações necessárias e a condições de mercado favoráveis". 

"O IPO da Sonae MC é mais um passo que demonstra a capacidade do grupo para criar valor para os acionistas e conceder às sociedades do seu portefólio a independência necessária para continuar a cumprir as suas ambições de crescimento. O Conselho de Administração e eu acreditamos que esta Oferta será uma oportunidade única para os investidores num mercado de retalho alimentar em crescimento e, especialmente, no líder do sector em Portugal", adianta Ângelo Paupério, Co-CEO da Sonae SGPS, no mesmo comunicado. 

A Sonae MC tem uma rede de 567 lojas de retalho alimentar e 487 lojas de formatos adjacentes espalhadas pelo território português.  O Continente é a marca mais reconhecida do grupo

Integra também os supermercados de conveniência Continente Modelo e Continente Bom dia, as lojas Meu Super, as cafetarias e restaurantes Bom Bocado e Bagga e os supermercados Go Natural. A Make Notes, Note! (livraria/papelaria), a ZU (produtos e serviços para cães e gatos), a Well's (saúde, bem-estar e ótica) e a Dr. Well's (clínicas medicina dentária e medicina estética), também fazem parte desta unidade de negócio, segundo a informação disponível na página da Sonae na Internet.

[Notícia atualizada com mais informação às 7h38]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório