Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Wall Street em alta com otimismo dos investidores sobre guerra comercial

A bolsa nova-iorquina fechou hoje em alta, com os investidores a verem alguns sinais de otimismo nos novos ataques alfandegários entre Washington e Pequim.

Wall Street em alta com otimismo dos investidores sobre guerra comercial
Notícias ao Minuto

23:45 - 18/09/18 por Lusa

Economia Bolsas

Os resultados definitivos da sessão indicam que o seletivo Dow Jones Industrial Average valorizou 0,71%, para os 26.246,96 pontos.

O tecnológico Nasdaq ganhou 0,76%, para as 7.956,11 unidades, e o alargado S&P500 avançou 0,54%, para as 2.904,31.

Com algumas horas de intervalo, os EUA impuseram uma taxa de 10% sobre 200 mil milhões de dólares de importações provenientes da China, com esta a retaliar impondo direitos alfandegários sobre importações norte-americanas, no montante de 60 mil milhões de dólares.

A sanção aplicada pelos EUA surpreendeu positivamente os investidores, porque "estes esperavam sanções mais duras", observou Adam Sarhan, da 50 Park Investments.

Inicialmente, o governo norte-americano tinha mencionado uma taxa de 25%.

"É sinal de que Trump tem consciência da pressão que pesa sobre ele. Quanto mais aumentar as taxas alfandegárias antes das compras de Natal, mais arrisca tornar-se impopular", sublinhou Karl Haeling, da LBBW.

O efeito da guerra comercial entre EUA e China foi, entretanto, relativizado por alguns analistas. "O custo destas medidas protecionistas não está concentrado entre estes países", realçou o banco Barclays, em nota analítica distribuída hoje.

"Enquanto estes dois países vão sem dúvida trocar menos produtos, vão ter de comerciar mais com outros e, também, desenvolver o seu mercado interno", detalha a nota.

O banco, que antecipou a aplicação pelos EUA de tarifas de 20% sobre as importações oriundas da China, estimou que o custo do protecionismo na riqueza dos EUA vai ser "relativamente modesto".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório