Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Perigo na casa de banho? Sim, deve (mesmo) lavar as toalhas mais vezes...

Para além do prazer inigualável de uma toalha perfumada, existe mais uma razão para se preocupar com a questão da limpeza: os fungos e bactérias. Atenção! Porque eles andam aí.

Perigo na casa de banho? Sim, deve (mesmo) lavar as toalhas mais vezes...
Notícias ao Minuto

14:00 - 18/09/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Tenha medo

De acordo com uma reportagem divulgada pela BBC News, os cientistas afirmam que as toalhas que usamos diariamente para secar as mãos, o rosto ou o corpo são locais de cultivo de todo tipo de bactérias e fungos, além de acumularem células de pele morta e secreções salivares, anais e urinárias.

Para piorar, as toalhas também podem acumular ácaros e outros agentes prejudiciais à saúde.

Esses pedaços de tecido são ambientes ideiais para a proliferação dessas bactérias, pois potenciam muitas das condições indispensáveis para garantir a vida dos micróbios, entre elas água, temperatura alta e oxigénio.

Na toalha e no corpo

O nosso corpo também apresenta as mesmas condições ideais para a proliferação de bactérias e fungos – já que estamos cobertos por microorganismos dos pés à cabeça.

Ou seja, quando se seca com a toalha, os micróbios e secreções do próprio corpo depositam-se no tecido.

Os resíduos celulares, juntamente como o oxigénio do ambiente, servem de alimento para os micróbios. E a humidade constante da casa-de-banho favorece a sua sobrevivência e reprodução.

Mais ainda, as toalhas também podem acumular micróbios que estão presentes no próprio WC.

O perigo (também) está dentro de casa

Estudos realizados em hospitais confirmam que as toalhas e os lençóis são veículos para a disseminação de vírus e bactérias.

Apesar de, comparativamente, as residências privadas não serem ambientes de alto risco, é certo que as toalhas podem se transformar num problema.

Uma pesquisa realizada pela revista Women's Health em 2015 sugeriu que 44% das mulheres trocavam os lençóis e toalhas uma vez por semana. Mas 47% faziam isso apenas duas vezes por mês ou menos.

"Não há dados científicos para determinar com exatidão com qual frequência devemos trocar lençóis e toalhas", disse em declarações à BBC a cientista Sally Bloomsfield, especialista em doenças infeciosas e consultora do Fórum Científico Internacional de Higiene do Lar.

Porém, acrescenta a especialista, há provas de que existem riscos de infeção dentro de casa – que incluem, desde infeções na pele até a uma variedade de doenças como as causadas pelas bactérias Escherichia coli ou Staphylococcus aureus.

Como reduzir os riscos

Em primeiro lugar Bloomsfield desaconselha a partilha de toalhas, especialmente de toalhas de mão, assim como outros objetos relacionados à higiene pessoal.

"Os tecidos húmidos são um refúgio especial para estes organismos prejudiciais", alertou a investigadora.

"Tem que secar as toalhas completamente, e não deve usá-las mais do que três vezes. Este é o máximo de vezes", aconselha Philip Tierno, microbiólogo e patologista da Escola de Medicina da Universidade de Nova York em entrevista para a publicação Business Insider.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório