Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

A fúria do tufão Mangkhut e o cenário de destruição em imagens

Mangkhut, no total, já fez 26 mortos, nas Filipinas e em Taiwan, e está agora a fazer-se sentir em Macau.

Notícias ao Minuto

07:49 - 16/09/18 por Filipa Matias Pereira

Mundo Fotogaleria

Mangkhut é já considerado o maior tufão do ano e, aliás, já fez 25 vítimas mortais no norte das Filipinas e uma em Taiwan. A maioria, referiu o conselheiro presidencial Francis Tolentino, na sequência do desabamento de casas e deslizamento de terras. Em causa está, naturalmente, a força dos ventos e das chuvas.

Entre as vítimas mortais estão um bebé e uma criança que, de acordo com a mesma fonte, são da província de Nueva Vizcaya - uma localidade que se encontrava na 'mira' do tufão. 

Saliente-se ainda que, nas Filipinas, há ainda duas pessoas desaparecidas, sendo expectável que este número venha a aumentar, preveem as autoridades locais. 

O tufão dirigiu-se agora para o sul da China. Em Macau, aliás, os Serviços Meteorológicos e Geofísicos elevaram para o nível 10 o sinal de tempestade tropical pelas 11h locais (4h da madrugada em Lisboa). 

Para Macau estão, por isso, previstas inundações, sobretudo nas zonas mais baixas - locais já evacuados pelas autoridades durante a tarde deste sábado. No total, perto de seis mil pessoas já foram retiradas das suas casas. 

As últimas informações que chegam de Macau dão ainda conta que já foram cancelados 160 voos e 14 tiveram de ser adiados. Já em Hong Kong, o Mangkhut, que se aproxima da costa oeste de Guangdong com ventos até 173 quilómetros por hora, levou também ao cancelamento ou adiamento de quase 900 voos. 

Entretanto, nas redes sociais, tem sido documentada a fúria das chuvas e dos ventos. As imagens de devastação foram também captadas pela objetiva da Reuters e podem ser vistas na galeria. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório