Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

'Perdi a Casa' quer mapear e contar as histórias dos despejos em Lisboa

Através de um questionário a página pretende recolher testemunhos e dados de quem passou por essas situações.

'Perdi a Casa' quer mapear e contar as histórias dos despejos em Lisboa
Notícias ao Minuto

20:15 - 15/09/18 por Sara Gouveia

País Habitação

A página na internet 'Perdi a Casa' pretende mapear e recolher testemunhos sobre casos de despejos ou não-renovação de contrato que aconteceram ou estão a acontecer na cidade de Lisboa. "Casos estes que muitas vezes têm pouca ou nenhuma visibilidade e sobre os quais não existem dados suficientes", pode ler-se na descrição.

De acordo com o que se pode ler no site este é "um projecto pessoal autofinanciado" e quem quiser contar a sua história responde a um questionário sob anonimato onde são pedidos outros dados como o sexo ou o ano e país de nascimento, juntamente com outras questões sobre o imóvel. 

Os casos podem ser referentes a "uma habitação ou uma loja, mas também de um bar, a sede de uma associação ou até um quarto" e a pessoa pode até responder mais do que uma vez, se tiver experienciado mais do que uma situação do género, ou relatar histórias que ainda estão a decorrer.

Na página é possível ver todos os dados recolhidos através de um mapa interativo e ler os testemunhos. "Senhoria pretendia aumentar renda para 2500, preço de mercado, dizia ela . Não queria fazer contrato por mais de 3 anos. Soube que antes de me alugar a casa o anterior inquilino pagava 160 euros. Portanto em 4 anos a mesma casa passaria de 160, a 1000 e de seguida a 2500. Saí e a casa ainda não foi alugada", é um dos exemplos dos casos que já foram relatados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório