Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Filhos de Moubarak detidos no Egito por fraude financeira

Os dois filhos do ex-Presidente egípcio Hosni Moubarak, afastado na revolução de 2011, foram detidos hoje por suspeita de "manipulação do mercado bolsista", anunciou fonte judicial.

Filhos de Moubarak detidos no Egito por fraude financeira
Notícias ao Minuto

16:23 - 15/09/18 por Lusa

Mundo Bolsas

Gamal e Alaa Moubarak e outras três pessoas são acusadas de concertar a aquisição da maioria das ações de vários bancos através de empresas-fachada, sem o declarar na bolsa, como a lei obriga.

Os suspeitos foram detidos por ordem de um juiz durante uma audiência, num tribunal do Cairo, e serão transferidos ainda hoje para uma prisão, segundo a fonte.

Gamal Moubarak, que presidiu ao poderoso comité político do partido no poder durante o regime do pai, foi muito anos apontado como seu sucessor.

O irmão Amaal, mais velho, mantinha-se afastado da política, mas é suspeito de ter feito fortuna graças à influência do pai.

Após a revolução de 2011 no Egito, Hosni Moubarak, que esteve no poder 30 anos, foi alvo de vários processos judiciais.

Condenado a prisão perpétua pela morte de centenas de manifestantes durante a revolução, acabou por ser absolvido num segundo julgamento e libertado em março de 2017.

Os dois filhos também foram detidos e acusados em vários processos, mas estavam ambos em liberdade desde há três anos.

Alaa e Gamal foram condenados em maio de 2015, juntamente com o pai, a três anos de prisão por terem desviado mais de 10 milhões de euros de fundos públicos, mas o tempo que tinham cumprido em prisão preventiva ultrapassava a pena de prisão, pelo que saíram em liberdade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório