Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

O leitor perguntou: Quem segue uma dieta vegan é mais saudável?

Recentemente, tem-se registado um aumento do número de pessoas que opta por consumir uma dieta vegan. Esta escolha advém geralmente de preocupações com a saúde, com o ambiente e o bem-estar dos animais.

O leitor perguntou: Quem segue uma dieta vegan é mais saudável?
Notícias ao Minuto

19:30 - 14/09/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mitos

Mas será que seguir uma dieta vegan é realmente uma opção saudável? Para a nova temporada do programa da BBC ‘Confie Em Mim, Sou Médico’, o clínico e apresentador Giles Yeo decidiu seguir uma dieta vegan por um mês e analisar os efeitos desta opção para a sua saúde e estilo de vida.

Os grandes desafios

Como Yeo descobriu, um dos aspetos mais complicados para quem segue um regime vegan são produtos que parecem não ter procedência animal, mas que na realidade têm derivados dos animais.

Está claro que carnes, ovos e leite não são adequados, mas e o vinho? A saber, os fabricantes de algumas bebidas alcoólicas usam espinhas de peixe ou proteínas animais como parte do processo de produção.

Exemplos como esse exigem atenção constante para não consumir acidentalmente produtos de origem ou derivado de animais.

Outro desafio dos vegans é substituir a carne e produtos animais por uma alimentação também rica em nutrientes importantes e indispensáveis, como vitamina D, cálcio, ferro, ómega-3 e proteínas.

O veganismo é saudável?

Um estudo realizado pela Universidade de Florença, em Itália, examinou o resultado de dez estudos sobre o veganismo. A resposta é que sim, a dieta vegan pode ser saudável.

Mas existem algumas nuances.

Os académicos compararam a saúde de indivíduos vegetarianos e vegans com as de pessoas omnívoras (que comem de tudo). E concluíram que a alimentação de base vegetal dos ajuda a diminuir a incidência de cancro e de problemas no coração.

No caso do cancro, os académicos dizem que o risco de incidência da doença diminui até 15% com a adoção de uma dieta vegan e 8% com a vegetariana.

No entanto, os cientistas não encontraram nenhuma diferença nas taxas de mortalidade. Tal significa que, segundo esse estudo, ser vegetariano ou vegan garante uma saúde melhor, mas não necessariamente aumenta a expetativa de vida.

Ainda assim os investigadores ressaltam, a possibilidade de que os vegans tenham mais cuidado com a saúde do que as pessoas em geral. Sendo assim, possível que as diferenças nos indicadores de saúde estejam não apenas associada à dieta, mas também a outros fatores de comportamento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório