Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Salomão revela segredos no dia em que 'mudou' para clube... dos trintões

Extremo formado no Sporting conversou com o Desporto ao Minuto no dia em que completa 30 anos.

Salomão revela segredos no dia em que 'mudou' para clube... dos trintões
Notícias ao Minuto

16:27 - 14/09/18 por Fábio Aguiar

Desporto Exclusivo

França,  Nord Lille Métropole, casa do Lille, 16 de setembro de 2010. O Sporting visitava o emblema gaulês em jogo da fase de grupos da Liga Europa. Paulo Sérgio, então técnico dos leões, decidiu surpreender, deixou no banco jogadores como Matías Fernández e Yannick Djaló e promoveu a estreia de um jovem que, depois dos empréstimos ao Casa Pia e ao Real Massamá, se assumia como uma das grandes promessas da formação verde e branca. Falamos de Diogo Salomão, extremo que atualmente é ídolo na Roménia e que esta sexta-feira se 'transferiu' para o clube... dos trintões.

Num dia em que comemora o 30.º aniversário, o jogador português conversou com o Desporto ao Minuto e relembrou essa partida, onde chegou a trocar de camisola com um tal de... Eden Hazard, hoje no Chelsea, e recordou todo um percurso que culminou na concretização do maior sonho: ser jogador profissional de futebol. 

"É uma carreira feita com muito esforço... Espero ainda ter mais alguns anos para aproveitar o futebol e divertir-me a fazer o que mais gosto. Mas tenho muito orgulho no que fiz e conquistei até hoje", começou por dizer o jogador do Dínamo Bucareste, recordando os primeiros passos no desporto rei: "Eu sempre quis jogar futebol. Era o meu sonho! Comecei a jogar aos seis anos em Portugal. Lembro-me de jogar com os meus amigos e com o meu pai... Na altura não havia relvados nem as condições que hoje existem. Passei algumas dificuldades, mas isso só valoriza o que consegui. Ganhar a vida a jogar futebol e conseguir construir uma família à volta dessa base é um sonho. Daqui a uns aninhos, quando me retirar, todo o sacrifício que o futebol exige vai valer a pena. Quando falar de futebol com os meus colegas, amigos e familiares terei um sorriso na cara e muitas histórias para partilhar."

Notícias ao MinutoSalomão estreou-se pela equipa principal do Sporting em Lille, em 2010, num jogo em que os leões venceram por 2-1, com golos de Vukcevic e Hélder Postiga.© Facebook

O mítico golo em pleno Camp Nou

Como se percebe, o trajeto de Salomão nunca foi fácil, mas a persistência e a ambição de triunfar falaram mais alto. Depois de uma grande temporada de estreia no Sporting, o extremo foi cedido aos espanhóis do Deportivo da Corunha, onde escreveu uma página dourada que irá perdurar na história do clube. Em 2014/15, a derrota por 2-1, aos 90' minutos, frente ao Barcelona, em pleno Camp Nou, atirava o conjunto do noroeste de Espanha para o segundo escalão, até que entrou em cena o salvador português. Salomão marcou o golo do empate e segurou o 'Depor' no convívio dos grandes.

"O que me da mais orgulho ao longo do meu percurso foi a minha persistência nunca ter desistido mesmo quando tinha muitas barreiras pela frente. Quando, por exemplo, fazia captações em três clubes ao mesmo tempo chegava a casa 'morto' ou quando tive lesões graves que implicaram bastante esforço da minha parte para recuperar", confessa, nostálgico.

Notícias ao MinutoExtremo entrou para os livros do Deportivo da Corunha ao marcar um dos golos mais importantes da história do clube, em pleno Camp Nou, diante do Barcelona, aos 90', que valeu a permanência... na última jornada.© Facebook

Os 'arrependimentos' de um jogador experiente

Como qualquer pessoa na vida, Diogo Salomão olha para trás e admite que nem tudo foi perfeito. Contudo, o orgulho e a felicidade superam todos os sacrifícios e todos os desgostos. "Mudava algumas decisões que tomei ao longo da minha carreira. Sem dúvida as decisões são um capítulo importante na carreira de um jogador, pois mudam completamente o nosso futuro. Nunca sabemos se a escolha feita será a melhor ou não. Na altura decidimos e pronto. Mais tarde vemos o resultado. Mas essa maturidade na escolha é algo que também se ganha com o tempo e experiência", explica o jogador natural da Amadora.

Ainda como mais alguns anos pela frente, Diogo Salomão encara o futuro com confiança e a determinação com que sempre pautou a sua carreira. Enriquecer a sala de troféus é, obviamente, um objetivo, mas não uma obsessão. "Gostaria de ganhar novamente algo importante ao serviço de um clube como jogador, seja campeonato ou taça, que são momentos altos e que ficam na lembrança", finalizou o jogador, que hoje está de parabéns! 

Notícias ao MinutoJogador português cumpre a segunda época nos romenos do Dínamo de Bucareste, onde já conquistou o estatuto de ídolo dos adeptos.© Facebook

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório