Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Prestações em atraso? Três soluções que lhe podem ser úteis

Uma das coisas que pode acontecer a quem contraiu um crédito habitação é deixar prestações em atraso. Caso se encontre nesta situação de incumprimento, saiba que há soluções.

Prestações em atraso? Três soluções que lhe podem ser úteis
Notícias ao Minuto

07:30 - 15/09/18 por Notícias ao Minuto

Economia Habitação

O ComparaJá.pt apresenta três soluções que podem ajudar no caso de deixar prestações em atraso e evitar vir a deparar-se com situações mais graves, como por exemplo a penhora da casa.

1. Falar com as instituições financeiras: Deve falar com os bancos nos quais detém um ou mais créditos. Perceba se pode integrar o PERSI, um procedimento que ajuda o cliente a pagar as suas prestações em atraso. Neste processo, o banco avalia a sua situação e irá propor-lhe soluções que sejam adequadas à sua atual capacidade financeira.

2. Pedir apoio ao Banco de Portugal: Pode aceder, de forma gratuita, a informação, acompanhamento e aconselhamento financeiro através da Rede de Apoio ao Consumidor Endividado (RACE) do Banco de Portugal.

3. Insolvência pessoal: Em último caso, e após tentar todas as outras soluções disponíveis para pagar as prestações em atraso, o consumidor pode optar pela insolvência pessoal. No entanto, este passo deve ser tomado de forma consciente e informada relativamente a todas as consequências inerentes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório