Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Contra o risco de pedra nos rins, é isto que deve comer

A primeira medida passa por beber muita água, mas a alimentação também deve ser uma forma de prevenção.

Contra o risco de pedra nos rins, é isto que deve comer
Notícias ao Minuto

14:15 - 14/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Litíase

As pedras no rins ou litíase, o nome cientificamente correto para esta condição, resultam da acumulação de sódio e outros minerais nos rins, que se deve principalmente à má alimentação, embora a questão genética tenha também um papel relevante.

Tal acumulação pode continuar durante anos sem que se sintam quaisquer sintomas, mas quando são sentidas, leva a dores muito fortes.

O tratamento mais habitual cinge-se apenas a um ajuste na rotina alimentar, que não pode prescindir do consumo de água (aconselha-se a toma de dois ou mais litros). A par disto, deve-se limitar o consumo de sódio e aumentar o de cálcio, uma sugestão que contraria a que era mais apontada pela comunidade médica décadas atrás.

A errada ideia era seguida pelo facto de a maioria das pedras ser constituída por cálcio, logo, achava-se que o consumo de mais cálcio iria piorar a situação. Pelo contrário, um grupo da Unversidade de Harvard provou, através de uma investigação que durou quatro anos, que uma alimentação rica em cálcio diminui a probabilidade de desenvolvimento de pedra no rim.

Para complementar a conclusão a que se chegou, a amostra em análise foi seguida por mais 14 anos, o que permitiu não só confirmar a informação apresentada como acrescentar que a presença de magnésio, potássio e fluidos são também relevantes na proteção dos rins.

O estudo em questão, que é relevante pela grande amostra de estudo, composta por mais de 240.000 indivíduos, aponta assim que o cálcio deve ser incluído numa alimentação que se queira protetora dos rins e preventiva de doenças – não apenas a litíase, mas também a obesidade, aponta o estudo inglês.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório