Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Pedro Neves Marques e Margarida Mendes na Bienal de Design de Istambul

Os artistas portugueses Pedro Neves Marques e Margarida Mendes vão participar na 4.ª edição da Bienal de Design de Istambul, entre 22 de setembro e 4 de novembro, anunciou o Instituto Camões.

Pedro Neves Marques e Margarida Mendes na Bienal de Design de Istambul
Notícias ao Minuto

16:07 - 14/09/18 por Lusa

Cultura Instituto

O evento, organizado pela Fundação de Istambul para a Cultura e Arte (IKSV), conta com o apoio do Instituto Camões e da embaixada de Portugal em Ancara.

A bienal, com o tema 'Uma escola de escolas', tem curadoria de Jan Boelen, e além da presença portuguesa dos dois artistas, também vai contar com Vera Sacchetti, curadora e crítica de design.

A decorrer desde 2012, a Bienal de Design de Istambul tem como objetivos - de acordo com o sítio online - reunir uma grande diversidade de criadores desta área, fomentando a criatividade e o diálogo entre as comunidades criativa e académica.

A bienal tem vindo a operar numa rede nacional e internacional, colaborando com agentes culturais, instituições, universidade e empresas.

Usando a cidade como um espaço dinâmico para projetos, ações e intervenções, o evento aborda os problemas globais do design, estimula a crítica e o debate, e explora aspetos menos falados relacionados com o quotidiano da sociedade.

O comissário deste ano, Jan Boelen, nascido na Bélgica, em 1967, é o diretor artístico da Z33 House for Contemporary Art em Hasselt, na Bélgica, e do ateliê LUMA, um laboratório de design em Arles, França.

Também é chefe do departamento de Design Social na Academia de Design de Eindhoven, na Holanda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório