Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Estes sete aspetos prolongam a vida do frigorífico, mas nem todos o fazem

Se quer que este eletrodoméstico dure o máximo de tempo possível, conserve-o da melhor maneira.

Estes sete aspetos prolongam a vida do frigorífico, mas nem todos o fazem
Notícias ao Minuto

09:00 - 14/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Dicas

Há certos eletrodomésticos que não mais imprescindíveis que outros. É possível viver-se sem microondas, ou mesmo sem máquina de lavar (lava-se à mão ou vai-se à lavandaria mais próxima). Mas no que toca ao frigorífico, é de presença obrigatória em qualquer casa.

Por isso, e porque não é um objeto necessariamente barato, há que mantê-lo conservado para que dure o máximo de tempo possível. Para tal, há certos passos que deve seguir:

1. Mudar os filtros de água com frequência: Começamos logo com uma prática que sabemos ser pouco praticada. Embora o caso mude de marca para marca, aponta-se a frequência de seis meses a cada filtro. Desta forma, evita os maus cheiros bem como acumulação de cal.

2. Evitar a contaminação da comida: Não só estraga os alimentos como é mau para o próprio frigorífico. Evite-o ao organizar o que guarda no frigorífico da melhor maneira, ou seja, numa lógica em que esteja tudo condicionado e os tipos de comida (peixe, carne, frascos, vegetais) devidamente separados.

3. Limpar o frigorífico: A cada três meses, faça uma limpeza ao frigorífico. Desligue-o da corrente elétrica, tire tudo o que tem lá dentro, limpe as prateleiras com um pano húmido e bicabornato de sódio, reorganize os alimentos e deite fora o que já passou de prazo. A parte de fora do eletrodoméstico pode simplesmente ser limpa com uma esponja com água e sabão.

4. Mantenha a temperatura de 5ºC: 5º no frigorífico e -18ºC no congelador é o suficiente para conservar os alimentos sem que gaste demasiada energia.

5. Aspire por detrás do frigorífico: a acumulação de pó atrás do frigorífico não só leva ao desperdício de energia como diminui o tempo de vida do aparelho.

6. Descongele-o de vez em quando: A par das limpezas a cada três meses, descongele o frigorífico e congelador. Aproveite e faça ao mesmo tempo já que a frequência aconselhada é a mesma (2 vezes ao ano).

7. Limpe as borrachas da porta: é normal que esta zona acumule sujidade e se desgaste com o tempo, mas há que garantir que está sempre bem, já que são estas borrachas que garantem a temperatura no interior do frigorífico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório