Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Estátuas de lobos a fazerem saudação nazi expostas em Chemnitz

Ao contrário do que se possa pensar, o objetivo das estátuas é combater o "ódio crescente" na Alemanha.

Estátuas de lobos a fazerem saudação nazi expostas em Chemnitz
Notícias ao Minuto

16:07 - 13/09/18 por Fábio Nunes

Mundo Alemanha

Apesar de ser ilegal usar símbolos nazis ou fazer a saudação em solo alemão, isso não impediu alguns membros da extrema-direita de o fazer nos recentes protestos de Chemnitz. Em resposta a esses protestos, dez estátuas de bronze de lobos a fazerem a saudação nazi foram expostas na cidade, segundo a BBC. De acordo com os organizadores desta instalação em frente à estátua de Karl Marx, o objetivo é enfrentar o “ódio crescente” em Chemnitz mas no resto da Alemanha também.

As esculturas intituladas de 'The Wolves are Back' ('Os Lobos estão de Volta') têm uma explicação simples. É que tanto os nazis como os membros da extrema-direita de hoje em dia descrevem-se como ‘lobos’.

Criadas pelo artista Rainer Opolka, as estátuas têm inscrições que acusam os grupos de extrema-direita de “explorarem os nossos medos” e descrevem o radicalismo de extrema-direita como a “origem de todos os problemas”. Alguns dos lobos estão prontos para atacar e outros estão vendados. Vão ficar expostas em Chemnitz até à próxima quinta-feira.

Notícias ao MinutoUm protesto contra o racismo na cidade de Chemnitz© Reuters

Anteriormente, estas estátuas já estiveram em Munique, Berlim e Dresden.

As tensões raciais em Chemnitz agravaram-se nas últimas semanas depois de um alemão ter sido morto alegadamente por dois imigrantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório