Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Espanha comemora os 500 anos da viagem de Fernão de Magalhães

Uma comissão organizadora composta por vários ministros espanhóis apresentou hoje em Madrid diversas atividades das comemorações dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação da Terra organizada e iniciada pelo português Fernão de Magalhães em 1519.

Espanha comemora os 500 anos da viagem de Fernão de Magalhães
Notícias ao Minuto

18:00 - 12/09/18 por Lusa

Cultura Inciativas

Até agora estão previstas mais de 200 atividades, entre exposições, espetáculos de música, teatro, desporto e cinema, que foram apresentadas pela vice-primeira-ministra, Carmen Calvo, no final de uma reunião da Comissão Nacional espanhola para as comemorações do quinto centenário da expedição.

A comissão organizadora, da qual também fazem parte os ministros dos Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, da Defesa, Margarita Robles, da Fazenda (Finanças), María Jesús Montero, do Interior (Administração Interna), Fernando Grande-Marlaska, da Educação, Isabel Celáa, da Cultura, José Guirao, e da Ciência, Pedro Duque, também apresentou a página do evento.

Fernão de Magalhães (1480-1521) notabilizou-se por ter organizado e comandado a primeira viagem de circum-navegação ao globo, ao serviço do rei de Espanha, alcançando o extremo sul do continente americano e atravessando o estreito que veio a ser batizado com o seu nome.

A viagem, a bordo da nau Victoria, começou a 20 de setembro de 1519, em Sanlúcar de Barrameda (sul de Espanha), e terminou a 06 de setembro de 1522, no mesmo local.

O navegador não terminou a expedição, uma vez que morreu nas Filipinas, em 1521, aos 41 anos, pelo que a viagem seria concluída pelo navegador espanhol Juan Sebastián Elcano.

O Governo espanhol pretende a participação de "todos" nas comemorações e encoraja os cidadãos a enviar os seus projetos, uma iniciativa que já recolheu cerca de 200 ideias, tendo sido selecionadas 74 delas pela sua "originalidade, relevância, rigor, interesse cultural, impacto nacional e internacional".

Entre as atividades promovidas pelo executivo espanhol estão a exposição itinerante "A mais longa jornada", promovida pela Ação Cultural Espanhola e pelo Ministério da Cultura, uma grande exposição sobre a aventura marítima, que estará na Biblioteca Nacional, em Madrid.

Quanto às artes cénicas e musicais está prevista a peça 'Sphaera Mundi-Naumon', pelo grupo de teatro catalão La Fura dels Baus, que vai viajar pelo mundo num "eco-navio" e a ópera 'Magalhães: Não há rosas sem espinhos' que terá a colaboração de Plácido Domingo.

No que diz respeito às "abundantes" atividades náuticas programadas, uma réplica da nau Victoria dará a volta ao mundo, o navio-escola espanhol Juan Sebastián Elcano fará a chamada "rota 2019-2022" e o campeão do mundo espanhol Alex Pella circum-navegará a Terra no seu trimarã.

Portugal também tem um programa das Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação, com iniciativas que começam no segundo semestre deste ano e que decorrem até 2022, segundo publicação em Diário da República Portuguesa no dia 04 de maio.

No total, estão previstas 62 iniciativas e ações, organizadas por "um diversificado leque de entidades, públicas e privadas, de forma privada ou em parceria, de âmbito local, regional, nacional ou internacional".

As iniciativas, refere a Estrutura de Missão das Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães (EMCFM), pretendem "reconhecer o papel, passado e presente, de Portugal e dos portugueses para a promoção do conhecimento, do diálogo intercultural e da sustentabilidade do planeta, contribuindo para uma sociedade mais justa, inclusiva e com maior bem-estar".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório