Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

PAN quer acabar com a caça à raposa e com uso de cães na caça

O partido com um assento parlamentar dá voz, assim, a uma petição que exige o fim destas atividades.

PAN quer acabar com a caça à raposa e com uso de cães na caça
Notícias ao Minuto

12:00 - 12/09/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Projeto de lei

O PAN – Pessoas – Animais – Natureza faz saber, esta quarta-feira, que apresentou dois projetos de lei que visam a atividade da caça.

De acordo com informação do partido, um dos projetos tem como objetivo acabar com a caça à raposa e o outro pretende colocar um fim à caça que é praticada com recurso à paulada e a matilhas.

Estes dois projetos de lei “acompanham”, assim, a preocupação da sociedade civil que, inclusivamente, fez circular uma petição a exigir o fim destas duas atividades, tendo conseguido mais de 10 mil assinaturas “num curto espaço de tempo”.

Na base destes projetos de lei está a convicção de que esta é uma atividade “bárbara e cruel, uma vez que é permitido aos caçadores matar as raposas à paulada ou através do processo a corricão”. De referir que o processo de caça a corricão é aquele em que os caçadores se deslocam a pé ou a cavalo auxiliados por cães de caça.

“Os cães, neste caso, funcionam como arma contra a raposa, isto porque se trata de luta entre os cães e a presa que resulta na morte ou quase morte desta”, já para não falar que “também os cães usados acabam por sucumbir ou ficar gravemente feridos”.

Em jeito de conclusão, o PAN sublinha que existem outras “formas menos violentas” para matar uma raposa e, por isso, “não encontra justificação à luz dos valores do século XXI para que tal meio de caça continue a ser legal”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório