Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

O álcool afeta homens e mulheres de maneira diferente. Quem sofre mais?

O consumo de álcool em excesso afeta qualquer ser humano. Contudo, os riscos que tal hábito traz ao corpo são diferentes aos géneros e é a mulher quem se expõe a mais riscos.

O álcool afeta homens e mulheres de maneira diferente. Quem sofre mais?
Notícias ao Minuto

08:45 - 12/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Diferenças de sexos

Bebidas alcoólicas: eis um tema ambíguo para a ciência que num estudo aponta que, em doses moderadas, o álcool é benéfico e noutro, que qualquer consumo de bebidas alcoólicas é prejudicial e deve ao máximo ser evitado.

Apesar disso, parece não haver opiniões opostas sobre as investigações que alegam ser as mulheres quem mais sofrem com o consumo de álcool.

Entre os principais riscos associados a tal prática, aponta-se o de cancro da mama, cujo risco pode aumentar apenas com o consumo de um copo por dia, segundo aponta o instituto americano de pesquisa sobre o cancro e confirma outro estudo, que se ficou nos casos das mulheres americanas e africanas.

Todavia, em ambas as pesquisas a análise baseia-se na comparação entre indivíduos que bebem e que não bebem e nem sempre se tem em consideração outros aspetos do estilo de vida de cada um como fumar ou praticar exercício físico – aspetos relevantes quando se analisa este tipo de cancro.

Ainda assim, além do cancro da mama há outras doenças em que se comparam os riscos associados a cada género, nomeadamente a danificação do fígado e cérebro que advém do consumo de álcool e é mais grave nas mulheres.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório