Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Juncker vai propor criação de polícia costeira comum na União Europeia

O presidente da Comissão Europeia (CE) vai propor hoje, no último discurso sobre o estado da UE, a criação de uma polícia costeira comunitária e medidas que alavanquem o euro no mercado de transações financeiras internacionais.

Juncker vai propor criação de polícia costeira comum na União Europeia
Notícias ao Minuto

07:14 - 12/09/18 por Lusa

Mundo Comissão Europeia

Segundo a agência de notícias espanhola EFE, que teve acesso ao rascunho da intervenção de Jean-Claude Juncker, este vai propor uma polícia comunitária costeira, que permita que as autoridades nacionais tenham apoio da CE no terreno.

Por outro lado, o presidente da CE vai defender medidas para que o euro seja também a moeda das operações financeiras internacionais, de forma a alterar o paradigma que estabelece que o mercado de transações é realizado em dólares.

Juncker não vai mencionar qualquer líder ou partido europeu, mas planeia mostrar a sua preocupação pelo "tom duro" e a "linguagem de ódio" que está a ganhar terreno nas discussões políticas.

Outras medidas serão abordadas por Juncker: um acordo de livre comércio entre a UE e África, a iniciativa popular de abolição da mudança de hora e um novo regulamento para combater a manipulação eleitoral, relevante no contexto das eleições europeias, de acordo com a EFE.

A oito meses das eleições europeias de maio de 2019, o Parlamento Europeu debate o estado da UE com Juncker, que deverá sublinhar o impacto das medidas propostas pelo executivo comunitário nas suas dez áreas prioritárias e anunciar o que a CE pretende ainda alcançar antes do final do seu mandato.

O quarto e último discurso do político luxemburguês sobre o estado da UE tem início agendado para as 09h00 (08h00 em Lisboa), seguindo-se um debate com os eurodeputados, no qual se espera que estes façam um balanço dos resultados da 'Comissão Juncker' até à data e definam as prioridades a alcançar pelo bloco comunitário antes de maio de 2019.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório