Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal no top 10 dos países mais democráticos do mundo

Os dados foram recolhidos e analisados pelo projeto Variedades da Democracia (V-Dem). Num total de 210 países avaliados em vários setores sociais, a melhor posição de Portugal é relativa à democracia.

Portugal no top 10 dos países mais democráticos do mundo
Notícias ao Minuto

08:48 - 11/09/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Relatório

O relatório anual ‘Democracy For All?’ (‘Democracia para Todos?’, em português), elaborado pelo projeto V-Dem da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, coloca Portugal entre os 10 países democráticos que mais respeitam os direitos e as liberdades da população.

A lista é liderada pela Noruega. Em segundo lugar surge a Suécia e a fechar o pódio está a Estónia. A quarta posição pertence à Suíça que é seguida pela Dinamarca, Costa Rica, Finlândia, Austrália e Nova Zelândia. A fechar o top 10 está então Portugal. De referir que nos dez primeiros lugares estão apenas três países não-europeus.

No que diz respeito aos indicadores de liberdades e igualdades sociais e eleitoral, Portugal desce uma posição para o 11.º lugar, mas a queda é substancialmente maior quando o indicador em análise é a participação política. Neste tema, o nosso país fica-se pela 38.ª posição.

Numa análise mais global, os autores do relatório alertam para o crescimento da autocracia em países como o Brasil, os Estados Unidos da América, a Índia, a Rússia e a Turquia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório