Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Afinal, as grávidas não devem ‘comer por dois’

Se a mulher grávida está com fome (ou desejos), quem lhe irá dizer que não?

Afinal, as grávidas não devem ‘comer por dois’
Notícias ao Minuto

08:45 - 11/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Gravidez

Para a maioria das mulheres, o certo é que não se acredita que se deve, de facto, comer por si e pelo bebé, mas a ideia foi se tornando cada vez mais generalizada e aceite por todos, pelo maior apetite que normalmente se sente nestas alturas.

Contudo, do mesmo modo em que certos hábitos e mesmo alimentos são de se evitar durante a gestação, o comer em excesso também deve ser evitado, contra o risco de o bebé desenvolver problemas de excesso de peso.

Tal aspeto vem contrariar, espera-se, a grande prevalência de mulheres que durante a gravidez permitem-se a comer mais e menos bem. Segundo um estudo acerca da saúde infantil, de que fala o Mirror tal acontece num em cada três casos de gravidez.

E porque para o contrarias há que ter fundamentos, foram investigadores do referido estudo sobre saúde infantil, do  UCL Great Ormond Street ­Institute of Child Health, que se debruçaram sobre o tema concluindo que, por volta dos 15 anos de idade, os filhos de mulheres que comeram de forma menos controlada e mais calórica durante a gravidez, apresentavam o dobro da probabilidade de desenvolver problemas relacionados com a obesidade além de as próprias mulheres contaram com o mesmo risco de excesso de peso.

Tal estudo contou com uma amostra de mais de 11.000 mulheres que estiveram grávidas durante os anos 90 e cuja gestação e primeiros anos de vida da criança foram acompanhados. Embora a obesidade seja comummente associada a mais hábitos alimentares e de vida de cada indivíduo, sabe-se que há também um fator genético que torna certas pessoas mais propícias a desenvolver este problema, como aqui se verifica. Assim, a prevenção torna-se essencial.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório