Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Vaticano está a preparar esclarecimentos sobre acusações contra papa

O Vaticano está a preparar os "esclarecimentos necessários" sobre as acusações de que altos oficiais do Vaticano, incluindo o papa Francisco, encobriram a má conduta sexual de um antigo cardeal norte-americano, foi hoje anunciado.

Vaticano está a preparar esclarecimentos sobre acusações contra papa
Notícias ao Minuto

21:56 - 10/09/18 por Lusa

Mundo Religião

Em comunicado, os nove cardeais conselheiros do papa Francisco expressaram a sua "total solidariedade" em relação ao caso.

Os cardeais, que estão reunidos no Vaticano esta semana, referiram que estão cientes de que a "Santa Sé está a trabalhar na formulação dos potenciais e necessários esclarecimentos".

O papa Francisco recusou-se a responder a um documento de 11 páginas, publicado em 26 de agosto pelo arcebispo Carlo Maria Viganò, ex-núncio apostólico nos Estados Unidos da América, no qual acusava Francisco de não ter sido célere na denúncia e resolução dos casos de pedofilia.

O arcebispo acusou mais de duas dúzias de pessoas do Vaticano e oficiais dos Estados Unidos da América de saberem e de encobrirem o antigo cardeal Theodore McCarrick, que foi acusado de molestar sexualmente e assediar menores e adultos.

Carlo Maria Vigano referiu que o papa Francisco anulou as sanções canónicas a Theodore McCarrick, que tinham sido impostas pelo papa Bento XVI em 2009 e 2010, salientado que o Vaticano sabia, pelo menos desde 2000, que o antigo cardeal dormiu com seminaristas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório