Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Conter flatulência faz com que “expire gás pela boca”, diz a ciência...

O gás pode ser reabsorvido pelo sistema circulatório e exalado pela respiração, diz especialista.

Conter flatulência faz com que “expire gás pela boca”, diz a ciência...
Notícias ao Minuto

07:00 - 11/09/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bom dia

Provavelmente já se viu numa situação durante a qual não teve outra escolha se não conter a flatulência… aliás, quem nunca !?

Porém, o que está prestes a ler talvez o faça repensar na próxima situação na qual se sinta tentado a reter o gás na barriga.

Porque reter a flatulência, não fará apenas com que sinta desconfortável, e poderá sim ser expelido pela respiração e através da boca, sim leu bem.

Tal ocorre de facto: de acordo com a professora em nutrição e dietética Clare Collins, na Universidade de Newcastle, no Reino Unido.

Num artigo que escreveu para o periódico científico The Conversation, a académica explicou como reter gás pode provocar a ocorrência de distenção abdominal, “com algum desse gás a ser reabsorvido pelo sistema circulatório e expirado através da respiração, e pela boca”.

“Controlar e negar essa vontade significa que há uma acumulação fora do normal de gás no organismo e que eventualmente terá que ser libertada seja porque meio for”, acrescentou.

Collins alertou ainda que reter a flatulência durante demasiado tempo pode ainda contribuir para o aparecimento de uma condição denominada de diverticulite, que ocorre quando se formam pequenas feridas no revestimento do intestino, inflamando esse órgão.

A flatulência é uma resposta natural do organismo à digestão de comida.

À medida que os alimentos são digeridos e desagregados no intestino delgado, esses pedaços que não conseguem ser processados continuam a movimentar-se pelo trato gastrointestinal, alcançando dessa forma o intestino grosso ou o cólon.

Enquanto as bactérias decompõe a comida através da fermentação, os gases são desta forma produzidos.

E consequentemente, alguns são reabsorvidos pela parede intestinal, pelo sistema circulatório e são eventualmente expelidos pelos pulmões ou excretados na forma de gás.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório