Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

“A ‘Arca-de-Noé’ lisboeta não para de crescer”. Há uma nova cria

Trata-se de um Panda-vermelho.

“A ‘Arca-de-Noé’ lisboeta não para de crescer”. Há uma nova cria
Notícias ao Minuto

17:23 - 10/09/18 por Filipa Matias Pereira

País Panda-vermelho

A ‘Arca-de-Noé’ lisboeta não para de crescer”. A confirmação chega a partir do Jardim Zoológico de Lisboa, em comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto. Em causa está o nascimento de um Panda-vermelho (Ailurus fulgens), no passado dia 11 de junho.

Esta nova cria, cujo género ainda está por identificar, integra uma espécie que está classificada como “em perigo’ pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

Saliente-se que o Panda-vermelho, como refere o Zoo, “é característico das florestas de bambu e florestas tropicais em altitude da região dos Himalaias e Sul da China e a principal ameaça a esta espécie é a diminuição do seu habitat, a caça e a consanguinidade, consequência da fragmentação do seu ecossistema, sobretudo em prol de áreas de cultivo”.

Notícias ao MinutoCria Panda-vermelho © Jardim Zoológico de Lisboa

Este nascimento é, por tudo isto, uma notícia para celebrar, até porque a reprodução desta espécie “é complexa. Os machos e as fêmeas encontram-se apenas para acasalar num espaço de tempo limitado e compreendido entre janeiro a março. A fêmea só está recetiva uma vez por ano, durante um curto período de 12 a 36 horas, em que a ovulação é induzida pela cópula. A responsabilidade das crias é inteiramente da progenitora". 

No próximo dia 15 de setembro, poderá assistir a uma ‘Animal Talk - extra’ sobre esta espécie. Às 15h40 os educadores do Jardim Zoológico vão de bicicleta elétrica falar a todos os visitantes sobre as curiosidades mais surpreendentes destes animais. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório