Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

As imagens do naufrágio em que a Força Aérea salvou 150 migrantes

A ação da aeronave P-3C da Força Aérea Portuguesa está inserida na operação militar 'Sofhia', da Força Naval da União Europeia.

Notícias ao Minuto

16:55 - 10/09/18 por Filipa Matias Pereira com Lusa

País Aeronave P-3C

Uma das embarcações sobrelotadas de migrantes que seguia, a norte da Líbia, naufragou com centena e meia de pessoas a bordo. E a aeronave P-3C da Força Aérea Portuguesa em missão no Mediterrâneo central, integrada na operação militar 'Sofhia', da Força Naval da União Europeia, perante o cenário, largou, a partir do ar, jangadas salva-vidas autoinsufláveis, o que permitiu salvar cerca de 150 migrantes que se encontram na água ou à deriva agarrados a diversos objetos flutuantes.

Segundo o Estado-Maior-General das Forças Armadas, as embarcações de borracha detetadas navegavam em direção ao sul da Europa, numa das rotas da imigração irregular que ainda se mantém ativa.

Na galeria pode ver as imagens do cenário do naufrágio, captadas e divulgadas pela Força Aérea Portuguesa.

Saliente-se ainda que a participação de Portugal na operação militar 'Sofhia', que decorre no Mediterrâneo central, já é recorrente, sendo que é a Força Aérea a contribuir com um destacamento de 30 militares e uma aeronave de vigilância marítima P-3C da Esquadra 601-Lobos, na Base Aeronaval de Sigonella, em Itália.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório