Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Experimente a 'técnica do Pomodoro' e seja bem mais produtivo

Se lhe está a custar o regresso do fim de semana, segunda-feira será provavelmente um bom dia para tentar a simples técnica.

Experimente a 'técnica do Pomodoro' e seja bem mais produtivo
Notícias ao Minuto

11:45 - 10/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Concentração

O método (que de tão simples vai pensar ‘como nunca pensei nisso?’) foi criado por Francesco Cirillo, em 1980. Na altura era estudante universitário, hoje, é consultor, mas a técnica mantém-se nos mesmos moldes, o que o levou a publicar em 2006 um livro sobre este ‘sistema de produtividade’ por si inventado.

O segredo baseia-se simplesmente no facto de ser bastante simples. Consiste simplesmente em definir a tarefa que vai fazer e, antes de a começar, agendar o alarme para dali a 25 minutos. Durante este tempo, não pode haver pausas: casa de banho, facebook, ida à maquina de café ou qualquer outra tarefa que o obriga a interromper aquela a que se propôs, deverá ser apenas realizada após os 25 minutos e durante uma pausa de cinco. Após quatro períodos de 25 mais 5 minutos, poderá recompensar-se com um intervalo maior, de meia hora.

Desta forma, garante Cirillo, o indivíduo tende a ser mais produtivo e a focar-se mais intensamente na tarefa a realizar. No início poderá ser difícil e vai certamente dar-se conta da quantidade de vezes que nos distraímos com pequenas coisas como ver o email ou olhar para o feed de Instagram no smartphone, por exemplo.

Se se lembrar de algo mais relevante do que visitar as redes sociais, escreva-o num papel à parte e faça-o apenas quando terminarem os 25 minutos.

Além dos largos anos em que o italiano, e não só, testaram a técnica, permitindo comprová-la, existem também estudos que a sustentam ao comprovar que garantir que haverá, brevemente, uma pausa, ajuda a que os seres humanos se concentrem e foquem em determinada tarefa.

E porque a grande maioria das tarefas durante o trabalho é praticada ao computador, saiba que não tem de perder tempo a agendar o cronómetro no telemóvel, já que há um site que o ajuda com a técnica.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório