Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Liga das Nações: Como funciona a nova competição da UEFA

O formato, o sistema de competição, subidas e descidas, e como influenciará o Europeu de 2020. Eis a nova competição de seleções da UEFA.

Liga das Nações: Como funciona a nova competição da UEFA
Notícias ao Minuto

18:15 - 06/09/18 por Ruben Valente

Desporto Futebol

A nova competição de seleções europeias já arrancou. A Liga das Nações é organizada pela UEFA, mas ainda suscita várias dúvidas aos adeptos. Dúvidas essas que vão ficar dissipadas depois de ler este artigo.

O que é a Liga das Nações?

Uma nova competição de seleções, organizada pela UEFA, que se vai realizar a cada dois anos, ocupando os espaços de paragem da FIFA, em que antes se disputavam maioritariamente jogos particulares. A intenção é que todas as seleções europeias possam jogar encontros oficiais diante de equipas de nível semelhante. A UEFA irá repartir 76,25 milhões de euros em prémios.

Quando se joga?

Nesta edição, a fase de grupos vai disputar-se entre setembro e novembro deste ano e a final four, que determinará o campeão , será em junho de 2019. A ideia da UEFA é que se dispute a cada dois anos para que haja uma final four nos anos que não há Europeu, nem Mundial.

Jornada 1: 6–8 setembro 2018;

Jornada 2: 9–11 setembro 2018;

Jornada 3: 11–13 outubro 2018;

Jornada 4: 14–16 outubro 2018;

Jornada 5: 15–17 novembro 2018;

Jornada 6: 18–20 novembro 2018.

Como se estrutura?

A Liga das Nações divide-se em quatro ligas (A, B , C e D, da maior à menor categoria). Cada uma destas ligas tem quatro grupos. Nas Ligas A e B, os grupos são de três seleções. Na Liga D, de quatro, e na Liga C há um grupo com três equipas e três grupos de quatro.

A fase de grupos vai disputar-se a duas voltas durante seis jornadas. Nos grupos de três equipas, cada seleção vai descansar duas jornadas.

Haverá subidas e descidas e um campeão absoluto (da Liga A). Os participantes em cada liga foram determinados segundo o seu ranking UEFA de outubtro de 2017. Refira-se ainda que os grupos se configuraram por sorteio (houve cabeças de série) em janeiro de 2018.

Subidas e descidas

Como regra geral, em cada grupo subirá à Liga superior o campeão e descerá à inferior o último classificado. Haverá uma exceção nas descidas da Liga C e D. Irão descer o último classificado de cada um dos grupos de quatro seleções e o pior terceiro dos quatro grupos. Para determinar este último, não se irá ter em conta os resultados contra seleções classificadas na quarta posição.

Campeão absoluto

Haverá um campeão absoluto que irá surgir de um mini-torneio em formato de final four, que vai ser disputado por cada primeiro classificado de cada grupo da Liga A, em junho de 2019. Haverá meias-finais, final e jogo de terceiro e quarto lugar num país anfitrião. A primeira final four irá ser organizada pelo vencedor do grupo 3 da Liga A (Polónia, Itália ou Portugal).

Novo ranking de seleções da UEFA

A classificação geral da Liga das Nações vai agora ser a base para construir o ranking UEFA que determina os cabeças de série nos sorteios da fase de qualificação e na fase final dos Campeonatos da Europa.

Mudanças no Euro’2020

Esta será a parte mais complexa da Liga das Nações. Por isso, vamos por partes.

A qualificação para o Europeu vai ser disputada entre março e novembro de 2019 (sem a Liga das Nações, teria sido entre setembro de 2018 e outubro 2019). Inicialmente vão estar 20 vagas disponíveis para o Euro, sendo que a Liga das Nações vai permitir a quatro seleções qualificaram-se, o que perfaz os 24 lugares da competição. Até aqui tudo normal, e qualificam-se as duas primeiras seleções de cada grupo na qualificação.

As novidades entram no play-off seguinte, que será disputado a 22 de novembro de 2019.

As 16 seleções que irão disputar o play-off para o Euro-2020 serão decididas pela Liga das Nações. Cada Liga (A, B, C e D) vai ter quatro seleções a disputar o play-off, cada uma pelo seu caminho – como diz a UEFA. Isto quer dizer que uma equipa da Liga A não se vai cruzar com nenhuma da B, e assim sucessivamente.

Depois, as quatro seleções de cada Liga, que irão disputar esse play-off serão as que venceram os respetivos grupos, a não ser que esses vencedores já tenham garantido a presença no Euro'2020 através do apuramento ‘normal’. Nesse caso, a vaga no play-off passa a ser da seleção imediatamente seguinte no ranking.

Cada caminho terá duas meias-finais, que serão jogadas numa só mão, e depois haverá uma final, disputada igualmente só num encontro. O vencedor de cada 'caminho' apura-se para a fase final do Europeu.

De resto, refira-se uma última questão relacionada com o calendário. Os participantes da final four da Liga das Nações irão para um grupo de cinco seleções. Haverão cinco grupos de seis seleções e cinco grupos de cinco na fase de qualificação para o Campeonato Europeu. Como a final four vai disputar-se em junho de 2019, coincidindo com duas jornadas de qualificação para o Europeu, os quatro participantes vão ser enviados para um grupo de cinco equipas, para que fiquem com uma jornada de descanso na dupla jornada em junho.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório