Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Supremo dá razão a professora despedida por casar com homem divorciado

Resurrección Galera foi despedida por decisão da diocese de Almería. Caso arrastou-se nos tribunais mas, 17 anos depois, a professora de religião e moral vai mesmo regressar ao colégio de onde foi despedida.

Supremo dá razão a professora despedida por casar com homem divorciado
Notícias ao Minuto

13:50 - 04/09/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

Uma professora espanhola de religião e moral vai voltar a dar aulas, 17 anos depois de ter sido despedida por ter casado com um homem divorciado.

Conta o El País que Resurrección Galera voltará a dar aulas em Almería, depois de o seu caso se ter arrastado na justiça, culminando com uma decisão do Supremo Tribunal espanhol.

Corria o ano 2001, Resurrección já dava aulas de religião e moral no colégio de Ferrer Guardia há sete anos, quando não lhe renovaram o contrato. A justificação apresentada pelo bispo de Almería foi que a professora não poderia continuar a lecionar devido ao facto de ter casado com um cidadão alemão divorciado.

O caso foi para os tribunais e o Supremo acabou por dar razão a Resurrección Galera, considerando que o seu despedimento “violou os direitos fundamentais”. O tribunal decretou ainda que a professora terá de “receber o pagamento das taxas até que a readmissão ocorra”.

A diocese de Almería, que chegou a recorrer da decisão inicial do Tribunal Constitucional, assegurou que vai acatar a decisão judicial do Supremo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório