Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Morreu jovem que lutou até ao fim contra fibrose quística. Tinha 21 anos

Claire Wineland tornou-se mundialmente famosa devido aos vídeos, publicações e palestras em que partilhou a sua experiência na luta contra a fibrose quística. Morreu uma semana depois de ter sido submetida a um transplante pulmonar.

Morreu jovem que lutou até ao fim contra fibrose quística. Tinha 21 anos
Notícias ao Minuto

12:50 - 04/09/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Claire Wineland

Morreu Claire Wineland, a jovem norte-americana que sofria de fibrose quística e que se tornou famosa pela forma aguerrida com que combateu a doença, partilhando a sua experiência pelo mundo.

Como afirma a BBC, a jovem de 21 anos tornou-se reconhecido pelas suas publicações nas redes sociais sobre a doença. Começou com uma página de YouTube, com milhares de seguidores, tendo depois continuado no Twitter e no Instagram.

As publicações de Claire Wineland, que a levaram a dar várias palestras sobre a fibrose quística, inspiraram milhares de pessoas que sofrem desta doença genética sem cura.

Wineland passou grande parte da sua vida internada no hospital, o que não a impediu de partilhar a sua experiência e dar força a quem sofre da mesma doença.

A jovem criou mesmo um fundação com o objetivo de “aumentar a consciencialização pública sobre a fibrose quística e melhorar a qualidade de vida das famílias afetadas, oferecendo educação, capacidades para a vida, inspiração e apoio positivo”.

Na página de Facebook da fundação, lê-se que a morte de Claire Wineland foi “pacífica” e que a jovem “não estava em sofrimento” quando morreu.

No passado dia 26 de agosto, Claire Wineland foi submetida a um transplante pulmonar. Acabaria por morrer, cerca de uma semana depois, devido a uma paragem cardiorrespiratória.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório