Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Cidade da Nova Zelândia discute forma de banir todos os gatos

Todos os donos de gatos de Omaui, na Nova Zelândia, serão obrigados a castrar os seus felinos de estimação.

Cidade da Nova Zelândia discute forma de banir todos os gatos
Notícias ao Minuto

19:32 - 30/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Autoridades

Uma pequena cidade da Nova Zelândia está a planear a implementação de medidas para banir por completo a presença de gatos domésticos nos próximos anos. A ideia, de acordo com a BBC, é proteger a fauna selvagem local.

A iniciativa proposta pelas autoridades ambientais implica que todos os donos de gatos de Omaui sejam obrigados a castrar os seus felinos de estimação, sendo o processo acompanhado pela implementação de um microchip e de um registo nas autoridades locais.

Quando os gatos existentes morrerem, os donos não podem adquirir outros.

A medida está a ser pensada por causa da vida selvagem local. Os gatos são responsáveis, todos os anos, a nível global, pela morte de mil milhões de pássaros e mamíferos pequenos, algo que, de acordo com especialistas, acaba por ser culpa dos humanos.

Peter Marra, responsável do Smithsonian Migratory Bird Centre, defende que um dos comportamentos que deviam ser alterados é o facto de ser deixar os gatos à solta fora de casa. “Nunca deixaríamos um cão fazer isso. É altura de tratar os gatos como se tratam os cães”, indicou.

John Collins, responsável pela associação ambiental Omaui Landcare Charitable Trust, assevera que “não se trata de ódio aos gatos”, mas sim de proteção da reserva natural “de alto valor”.

“Queremos que o nosso ambiente seja rico em vida selvagem”, defendeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório