Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Corrida aos Patos em Porto Covo sob fogo. "Os patos são maltratados"

O apelo para o fim desta “tradição antiga” teve início há três dias. Objetivo é o de cancelar o evento agendado para a próxima quarta-feira.

Corrida aos Patos em Porto Covo sob fogo. "Os patos são maltratados"
Notícias ao Minuto

20:37 - 27/08/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Redes Sociais

As festas em honra de Nossa Senhora da Soledade em Porto Covo, Sines, arrancaram no dia 3 de agosto, mas é a programação do próximo dia 29 que está a gerar polémica.

Em causa está a Corrida aos Patos que está agendada para as 15h00 de quarta-feira, horas antes da procissão das velas e da atuação do músico João Pedro Pais.

Segundo a associação ANIMAL, teve início, há três dias, um “apelo para um envio massivo de e-mails para o presidente da Câmara Municipal de Sines e para o presidente da Junta de Freguesia de Porto Covo” com o objetivo de cancelar o evento.

De acordo com a ANIMAL, a Corrida aos Patos consiste em largar os animais na baía para que depois as pessoas os tentem apanhar. O problema, refere a associação em defesa dos direitos dos animais, é que para o divertimento dos humanos “cortam aos patos parte das penas das asas para ser mais difícil a sua movimentação”, facilitando desta forma que sejam apanhados.

Notícias ao MinutoProgramação das festas de Porto Covo© Divulgação

“Quando são apanhados esperneiam e há mesmo quem lhes pegue pela cabeça e ande com eles à roda como forma de festejo”, descreve a ANIMAL considerando que se trata de um “evento cruel e absolutamente desnecessário”, razão pela qual apelam ao seu cancelamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório