Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Casar pelo civil? Fazer Habilitação de Herdeiros? Agora, é sem filas

Além das Lojas do Cidadão, esta nova funcionalidade facilita também os agendamentos nas Conservatórias e Espaços Registos.

Casar pelo civil? Fazer Habilitação de Herdeiros? Agora, é sem filas
Notícias ao Minuto

15:05 - 20/08/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Justiça

A Plataforma Digital da Justiça, disponível em www.justiça.gov.pt, disponibiliza, a partir desta segunda-feira, um novo ponto centralizado para agendamento de serviços nas Conservatórias, Espaços Registos e Lojas do Cidadão.

Por outras palavras, pode agora agendar através da internet atos como o pedido ou entrega do Cartão de Cidadão e do Passaporte, alteração de morada, Habilitações de Herdeiros e Partilhas, processos de Registo Predial ou Casamento e Divórcio.

O lado positivo desta ferramenta é que, desta forma, poderá evitar as filas de espera tão comuns nestes serviços públicos, podendo ainda escolher o horário para atendimento que mais lhe convém.

“Esta nova opção vem oferecer mais comodidade aos cidadãos. Ao reduzirmos filas de espera e a concentração de um grande número de utentes nos diferentes espaços de atendimento, estamos a melhorar o serviço, a privacidade e a qualidade de atendimento que deve ser garantida aos cidadãos”, sublinha Anabela Pedroso, secretária de Estado da Justiça.

A partir de setembro, estará também disponível o agendamento de serviços como a instrução dos processos de Nacionalidade e a realização de procedimentos no balcão Casa Pronta.

Apesar de a Plataforma Digital da Justiça completar um ano de existência este mês, os serviços até então disponíveis para agendamento – Cartão de Cidadão e Passaporte – registavam uma procura baixa, razão que leva o Governo a apostar agora numa campanha nacional de sensibilização a apelar à utilização deste serviço gratuito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório