Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Águias fogem das panteras nas asas de Gedson e Pizzi

Os dois médios foram os dínamos do Benfica no triunfo, por 2-0, sobre o Boavista, num jogo também marcado pela estreia de Ferreyra a marcar em jogos oficiais.

Águias fogem das panteras nas asas de Gedson e Pizzi
Notícias ao Minuto

20:55 - 18/08/18 por Fábio Aguiar

Desporto Acompanhamento

Depois de duas épocas em que saiu do Bessa sem os três pontos, o Benfica conseguiu finalmente, este sábado, vencer o Boavista, na Invicta, por 2-0. Facundo Ferreyra e Pizzi apontaram os golos dos encarnados num jogo marcado por erros defensivos da formação axadrezada e por mais uma exibição brilhante de Gedson Fernandes.

Sem Jonas e Castillo, ambos a contas com problemas físicos, Rui Vitória apostou em Facundo Ferreyra como homem mais adiantado e a verdade é que acabaria por ser feliz. No entanto, até foi a equipa de Jorge Simão a entrar melhor. Aos 4' minutos, num contra-ataque rápido, Carraça fugiu pela direita, cruzou para o segundo poste, onde surgiu Falcone, que, com alguma falta de confiança, não conseguiu acertar com o alvo quando tinha tudo para fazer o golo.

Um susto que serviu de despertador para o Benfica e que levou a equipa de Rui Vitória a balancear-se para o ataque à procura do golo. André Almeida foi o primeiro a tentar alvejar a baliza de Helton Leite (7'), mas seria já depois da meia hora (36') que as águias iriam inaugurar o marcador. Num lance de extrema apatia da defesa boavisteira, Facundo Ferreyra acreditou, 'roubou' a bola a Carraça e, com classe, colocou a bola no canto inferior esquerdo da baliza boavisteira, não dando quaisquer hipóteses ao guarda-redes das panteras. Um golo importante para o Benfica, mas sobretudo para o avançado argentino, ex-Shakhtar Donestk, que nos últimos dias foi alvo de algumas críticas.

Até ao intervalo, Salvio ainda teve nos pés a possibilidade de dilatar a vantagem (40'), mas acabou por perder no duelo com o guardião brasileiro. No regresso dos balneários, o Benfica entrou a todo o gás. Sempre com Pizzi e Gedson a ligarem o jogo ofensivo, as águias ameaçaram o segundo, aos 46', por Gedson, e no minuto seguinte, novamente por Salvio, mas em ambas as ocasiões Helton Leite respondeu de forma assertiva.

Apesar da pressão encarnada, o emblema do Bessa não baixou os braços e chegou mesmo a estar perto do empate, negado por Vlachodimos, após livre de David Simão. Se no capítulo ofensivo o Boavista até dava sinais positivos, no setor recuado o nervosismo era claro. Depois do erro no primeiro tempo, que deu origem ao golo de Ferreyra, a defensiva axadrezada voltou a 'tremer'. Neris perdeu a bola para Salvio em zona proibida, o argentino 'cavalgou' vários metros e serviu, de 'bandeja', Pizzi, que não perdoou. Grande atitude de 'El Toto' e fantástica capacidade do internacional português para aparecer em zonas de finalização a servirem de bases para o segundo golo dos comandados de Rui Vitória.

Até ao final, o Benfica controlou as operações e aproveitou para poupar jogadores como Salvio e Gedson, uma vez que na próxima terça-feira há embate com o PAOK relativo ao playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Já o Boavista, soma a primeira derrota no campeonato, depois de ter vencido (2-0) o Portimonense na jornada inaugural, acabando por sair castigado pelos erros defensivos.

Confira o direto da partida:

FINAL DA PARTIDA

90' - Vão jogar-se mais 4' minutos de compensação.

90' - Jardel cabeceia por cima. Ficou perto do 3-0.

90' - Canto para o Benfica.

89' - QUE FALHANÇO DE PIZZI! Isolado, o internacional português não foi capaz de desfeitear Helton Leite, que soma assim mais uma defesa.

87' - Última alteração no Benfica. Sai Cervi e entra João Félix.

86' - Remate de Zivkovic para nova defesa de Helton Leite.

82' - Livre de Grimaldo por cima da trave.

81' - Substituição no Benfica. Sai Gedson, alvo da ovação da noite, e entra Alfa Semedo. Mais um jogo fantástico do jovem  médio dos encarnados que, a continuar assim, vai tornar-se um caso sério na Luz.

80' - Rafael Costa vê o cartão amarelo.

74' - Substituição no Benfica. Sai Salvio e entra Zivkovic.

71' - Talocha vê o cartão amarelo após uma falta dura sobre Gedson. Que grande jogo que está a fazer o 'miúdo'. Impressionante!

70' - Última substituição no Boavista. Entra Rafael Lopes para o lugar de Idris.

66' - Mais um intervenção fantástica de Helton Leite! Fantástica tirada do brasileiro a travar o auto-golo de Talocha.

63' - Jorge Simão volta a mexer. Sai Mateus e entra André Claro.

62' - GOLOOOOOOO DO BENFICA! Nova perda de bola em zona proibida, desta vez de Neris, Salvio ganhou o duelo, 'cavalgou' vários metros e serviu Pizzi, de 'bandeja', para o segundo golo. Grande atitude de 'El Toto' e fantástica capacidade do internacional português para aparecer em zonas de finalização.

58' - Cartão amarelo para Mateus devido a falta sobre Gedson.

55' - QUASE O GOLO DO BOAVISTA! Livre de David Simão, a bola ia direitinha para o fundo da baliza encarnada, mas Vlachodimos foi dando passos atrás e com a ponta da luva desviou para canto. 

52' - Substituição no Boavista. Sai Fábio Espinho e entra Rafael Costa.

51' - Gedson vê o cartão amarelo por parar o contra-ataque do Boavista. Falta inteligente do 'miúdo'.

48' - Canto para o Benfica, que entra a todo o gás no segundo tempo.

47' - GRANDE DEFESA DE HELTON LEITE! Excelente parada do guarda-redes do Boavista a negar o golo a Salvio.

46' - Remate forte de Gedson, mas a bola sai à figura de Helton Leite.

45' - Canto para o Benfica, após bela jogada de Gedson.

COMEÇOU A SEGUNDA PARTE

INTERVALO

45' - Canto para o Boavista, no lado direito do ataque. 

43' - Canto para o Benfica, Pizzi para bater.

40' - Grande defesa de Helton Leite a negar o golo a Salvio. O Benfica esteve muito perto do golo neste lance.

38'  - Fábio Espinho vê o cartão amarelo por protestos.

36' - GOLOOOOOOOO DO BENFICA!!! Insistência de Facundo Ferreyra, a 'roubar' a bola a Carraça em zona proibida para o Boavista, e, com classe, a rematar para o fundo das redes da baliza de Helton Leite. Primeiro golo oficial do ex-avançado do Shakhtar Donetsk com a camisola das águias.

31' - Carraça não arrisca e cede novo canto para o Benfica.

28' - Que perigo! Mais um grande movimento diagonal de Cervi, a desequilibrar a defensiva boavisteira. O cruzamento sai largo e não aparece ninguém para desviar.

22' - Grande passe de Pizzi e André Almeida, à meia volta, quase conseguia desviar para a baliza axadrezada.

15' - Novo canto para as águias.

11' - Canto para os encarnados, desta vez à esquerda.

9' - Mais um remate de Grimaldo para a bancada. O lateral espanhol está, para já, com a mira desafinada.

8' - Primeiro canto do jogo e é para o Benfica, do lado direito do ataque.

7' - Boa defesa de Helton Leite! Fantástico envolvimento da faixa esquerda do Benfica, entre Cervi e Grimaldo, Ferreyra não consegue o desvio e, à entrada da área, André Almeida tentou a sorte, mas o guardião boavisteiro estava atento.

5' - Tenta responder o Benfica, mas o remate de Grimaldo sai para a bancada.

4' - QUASE O GOLO DO BOAVISTA! Falcone, sozinho, atira à malha lateral, após um grande cruzamento de Carraça. É a primeira grande oportunidade de golo no Bessa!

2' - Primeiro remate do jogo! Tentativa de muito longe de Cervi por cima da baliza do Boavista.

INÍCIO DA PARTIDA!

Onze do Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Jardel, Rúben Dias e Grimaldo; Fejsa, Pizzi e Gedson; Salvio, Cervi e Ferreyra.

Onze do Boavista: Helton; Carraça, Raphael, Neris e Talocha; Idris, David Simão, Fábio Espinho e Rochinha; Falcone e Mateus.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório