Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Incêndios: Alijó e ocorrências durante a noite entre as preocupações

A Proteção Civil deu conta esta tarde de como está a decorrer a operação num fim de semana em que há conclehos inda com alerta de risco de incêndio.

Incêndios: Alijó e ocorrências durante a noite entre as preocupações
Notícias ao Minuto

17:15 - 18/08/18 por Pedro Filipe Pina

País Proteção Civil

Foi pela voz de Alexandre Penha, Adjunto de Operações Nacional, que a Proteção Civil deu conta este sábado à tarde do ponto de situação no país.

"Neste momento a situação que nos preocupa mais é a de Alijó, em Vila Real. Foi um incêndio que iniciou por volta das 15h. Neste momento já foi dado como dominado mas face ao histórico da região é uma área que nos deixa alguma preocupação", adiantou Alexandre Penha, acrescentando que "está a ser feito o acompanhamento".

"Neste momento", especificou, "temos lá 109 operacionais, 26 veículos e seis meios aéreos, que vão continuar no local até haver a consolidação do incêndio".

Recorde-se que desde o início de sexta-feira que há alguns distritos do país em alerta de risco de incêndio.

No dia 17 - na passada sexta-feira - "houve 73 ocorrências. Durante o dia de hoje [sábado] já estamos nas 72 ocorrências, sendo que durante a noite tivemos 38 ocorrências, o que faz com que seja um grande número de ocorrências para um período que devia ser mais calmo, o do período noturno".

Além da resposta a ocorrências, as autoridades mantêm-se de prevenção para o remanescente do fim de semana. Há ainda "patrulhas dissuasoras das Forças Armadas no terreno em todos os distritos, mas com especial incidência naqueles distritos onde o estado de alerta especial é de nível vermelho", adiantou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório