Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Cadela presa por corrente curta não descansou pescoço durante anos

Cala foi resgatada pelo abrigo de animais ‘Territorio de Zagates’.

A vida dura de Cala, ensinou-a a ser uma sobrevivente em todos os sentidos da palavra. Podíamos estar a falar de uma pessoa, mas Cala é uma cadela da Costa Rica que sofreu maus tratos durante toda a vida.

Durante anos, Cala foi mantida como cão de guarda de um mecânico na cidade de San Jose. Além das “tareias” que levava, a cadela estava presa a uma corrente tão curta que não tinha como descansar a cabeça e mal conseguia respirar. Mesmo doente, Cala nunca foi levada ao veterinário e raramente era alimentada.

O sofrimento do animal que vivia numa oficina, só teve um fim quando os vizinhos perceberam as condições degradantes em que vivia e denunciaram o homem à polícia e ao abrigo de animais Territorio de Zaguates.

Quando foi resgatada, Cala estava tão desnutrida que não conseguia colocar-se em pé. Estava coberta de feridas e cortes provocados pela corrente e o seu estado de saúde era tão grave que os veterinários acreditam que, se não tivesse sido encontrada naquela altura, tinha morrido poucos dias depois.

Melhorar a sua saúde foi um processo longo e doloroso que os seguidores da página de Facebook do abrigo de animais seguiram com afinco. Depressa a história de Cala deu a volta ao mundo e tornou-se viral.

Depois de alguns dias em tratamento, Cala melhorou e começou a conviver com outros animais e a passear.

Quando tudo parecia estar a melhorar, um grupo de pessoas entrou no abrigo de animais e deu aos cães salsichas com veneno. 16 animais morreram, mas Cala conseguiu sobreviver com apenas alguns problemas neurológicos. “Uma verdadeira sobrevivente”, revela o Territorio de Zaguates.

Passados alguns meses, Cala foi adotada e hoje vive num novo lar. Aprendeu a conviver com pessoas e outros animais e está feliz com a sua família adotiva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório