Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Largue os refrigerantes e ganhe anos de vida (é tão mau quanto o tabaco)

Sim, o consumo de tais bebidas envelhece, e eliminá-las da sua alimentação traz nada mais do que vantagens.

Largue os refrigerantes e ganhe anos de vida (é tão mau quanto o tabaco)
Notícias ao Minuto

09:45 - 16/08/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Hábitos

Embora o consumo de tabaco não seja equiparado ao de refrigerantes e bebidas açucaradas, sabe-se que ambos são maus hábitos. A Organização Mundial de Saúde aconselha que o consumo de tais bebidas seja excecionalmente pontual, não há nutricionista nem dietista que não o repugne e todos sabemos que nada de positivo vem dentro de tais latas com gás.

Ainda assim, muitos são os que mantêm o seu consumo, e que provavelmente desconhecem o bem que podiam fazer ao próprio corpo se as deixassem. Mesmo que o aumento de peso não seja evidente, o consumo de bebidas açucaradas deixa-nos inchados, aumenta a pressão arterial e afeta a mente.

Estes e outros aspetos são referidos em diversos estudos, de entre os quais se destaca um de 2014, intitulado ‘Os refrigerantes podem envelhecer tanto quanto o tabagismo’. Foi este estudo que levou o jornalista Michail Freidson, há cerca de três anos, a repensar os seus hábitos de consumo. Na altura, bebia em média dois litros de Coca-Cola por dia, por isso era evidente que a mudança de hábitos traria várias consequências. Além de perder nove quilos com esta simples mudança, o jornalista admite sentir-se com bastante mais energia, rápido e focado.

A sua história tem sido citada por vários meios e é complementada com recentes estudos sobre o caso, que servem de alerta e meio para esclarecer certos mitos, por exemplo, o de que também os refrigerantes considerados light ou dietéticos contam com os mesmos riscos.

Para Freidson, mudar é simples, basta que se foque em cinco passos:

  1. Encontre alternativas aos refrigerantes, como chá verde ou água aromatizada
  2. Crie uma rotina: Se bebia refrigerante sempre ao almoço, beba a ‘nova’ bebida à mesma hora
  3. Recompense-se: Se o seu corpo ainda está muito habituado ao açúcar, tome de quando em vez café com açúcar ou mesmo um refrigerante (muito pontualmente, é claro). Verá que não lhe faz assim tanta falta
  4. Resista aos enganos do marketing: Se se informar, vai facilmente perceber o que é e não é saudável
  5. Teste o seu paladar: Ao fim de seis meses sem a bebida, torne a prová-la, verá que o seu sabor será bastante mais doce e metálico do que aquele que lhe dava prazer há meses atrás.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório