Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Este poderá o segredo para que se sinta mais jovem e viva mais

Estudos sugerem que sentir-se mais jovem pode de facto ajudá-lo a viver mais. E agora uma nova pesquisa aponta que há algo especifico que ajuda a manter um estado de espírito jovem, pelo menos entre os indivíduos mais idosos – nomeadamente, a sensação de estar em controlo.

Este poderá o segredo para que se sinta mais jovem e viva mais
Notícias ao Minuto

21:00 - 14/08/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Viver para sempre?

Nos dias em que as pessoas se sentem com maior controlo, especificamente acima daquilo que normalmente é suposto, sentem-se também com mais controlo sobre elas próprias e tendem a igualmente a sentirem-se mais jovens”, explica Jennifer Bellingtier, investigadora na Universidade Friedrich Schiller, na Alemanha, em declarações à revista norte-americana TIME.

Para efeitos daquela pesquisa, Bellingtier observou e analisou 116 adultos, de idades compreendidas entre os 60 e os 90 anos, e 106 adultos entre os 18 e os 36 anos, diariamente, durante nove dias. Em cada ocasião, os participantes foram questionados sobre o quão ‘velhos’ se sentiam naquele dia, e o quão em controlo sobre a sua vida e ações estavam também nesse dia.

Pesquisas anteriores já tinham revelado que é comum experienciarem-se flutuações quanto à chamada ‘idade subjetiva’ (aquela idade interior ou psicológica que consideramos ter, ao invés da idade cronológica).

Essas flutuações registaram-se entre ambos os grupos de participantes. Porém, entre os voluntários mais idosos, essas alterações estavam correlacionadas com a sensação de controlo, referiu a investigadora. Nos dias em que se sentiam com maior domínio sobre as suas vidas, aqueles indivíduos apresentavam uma maior propensão para se sentirem mais jovens. Já entre o grupo com menos idade, essas mudanças pareceram estar relacionadas com elementos tais como a saúde ou níveis de stress.

Bellingtier salientou que tanto alterações ambientais como internas podem aumentar a tão almejada sensação de controlo. Por exemplo, uma casa de repouso pode permitir aos seus residentes que escolham aquilo que querem comer ou as horas a que desejam ingerir as refeições. Num nível pessoal, até algo tão simples como pensar criticamente acerca de todas as atividades diárias – desde a hora de acordar, ao programa de televisão que decide ver ou ao supermercado que decide ir – acarretam consigo uma sensação de poder, autonomia e domínio, que por sua vez melhora a qualidade de vida e instiga a vontade de viver.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório