Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Moeda russa em mínimos de mais de dois anos face ao dólar

O rublo tocou hoje mínimos de mais de dois anos relativamente ao dólar na abertura do mercado cambial em Moscovo, ao valer 68 rublos face ao dólar norte-americano.

Moeda russa em mínimos de mais de dois anos face ao dólar
Notícias ao Minuto

11:33 - 13/08/18 por Lusa

Economia Mercado

A moeda russa acumula uma queda de mais de 7,5% nas últimas três sessões, depois de ter-se depreciado 5% em 09 de agosto último, no dia seguinte aos Estados Unidos terem anunciado novas sanções contra a Rússia devido à suposta implicação deste país no envenenamento do ex-espião Sergei Skripal em território britânico.

A queda da lira turca, que já perdeu cerca de 25% desde o início do mês, está também a pressionar a depreciação do rublo.

Os analistas referiram que a crise da moeda turca fez com que os investidores tenham perdido algum do seu interesse pelas divisas dos países emergentes.

Os Estados Unidos anunciaram novas sanções contra o Kremlin na semana passada, realçando que vão proibir a partir de 22 de agosto a exportação de alguns produtos tecnológicos para a Rússia.

A Casa Branca deu a Moscovo três meses para permitir que haja uma inspeção da Organização das Nações Unidas (ONU) à Rússia e exigiu que este país garanta que não voltará a usar armas químicas.

Se a Rússia não acolher estas exigências, Washington ameaça impor novas sanções "muito mais severas e muito prejudiciais" para economia russa, nomeadamente, a proibição total de exportações e importações, restrições em termos de relações diplomáticas e a proibição de a companhia aérea russa Aeroflot voar para os Estados Unidos.

Pelas 11:08 (horas de Lisboa), a moeda russa seguia a negociar-se a 67,9880 rublos por dólar e a 77,4029 rublos por euro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório