Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Na era do 'MeToo', Festival de Veneza criticado. "Já vimos este filme"

Organização do festiva criticado por várias organizações, por falta de representatividade feminina.

Na era do 'MeToo', Festival de Veneza criticado. "Já vimos este filme"
Notícias ao Minuto

10:05 - 13/08/18 por Pedro Filipe Pina

Cultura Igualdade

Começou uma história de crime, uma que mostrava um problema sistémico em Hollywood. O produtor de Hollywood Harvey Weinstein, acusado de abusos ao longo de vários anos, viu a sua carreira finalmente afetada por esses mesmos abusos. De então para cá, o movimento 'MeToo' continuou a ganhar força, com apelos a uma maior igualdade de género, nomeadamente na 7ªArte.

A organização do festival de Veneza deste ano não escapou a críticas.

A Rede Audiovisual das Mulheres Europeias (EWA) foi uma das organizações a apontar críticas à organização do certame por falta de representatividade feminina. "Já vimos este filme", refere-se numa carta aberta de que a Variety dá conta.

Pelo segundo ano consecutivo, apenas um dos 21 filmes a concurso foi realizado por uma mulher. 'The Nightingale', de Jennifer Kent, foi o solitário representante a suceder a 'Angels Wear White', da chinesa Vivian Qu.

A organização EWA criticou ainda Alberto Barbera, diretor artístico do festival, que ao mesmo tempo que assegurou que ia fazer mais pela representatividade feminina, assumiu também que se demitiria se fossem impostas quotas por género.

Para a EWA, "quando Alberto Barbera ameaça demitir-se, ele está a perpetuar a noção de que selecionar filmes de mulheres cineastas implica baixar os padrões". E acrescentou: "Pedimos desculpa, mas já não vamos nessa conversa. Sabemos que já foi provado que ao invés de prejudicar a meritocracia, objetivos e quotas ajudam a promover a meritocracia, ao largarem a lista de possíveis candidatos".

A carta original pode ser lida aqui por inteiro, em inglês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório