Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Fogo em ilha grega obriga a evacuar duas localidades

Um grande incêndio está a atingir hoje uma zona florestal na ilha grega de Eubea e o rápido avanço das chamas obrigou as autoridades a evacuar duas localidades, por prevenção.

Fogo em ilha grega obriga a evacuar duas localidades
Notícias ao Minuto

19:06 - 12/08/18 por Lusa

Mundo Incêndios

O fogo teve início numa zona de bosque nos arredores de Messapion, e apesar de o autarca local, Yorgos Psathas, ter assegurado que não há ameaça para casas ou vidas humanas, ordenou a evacuação da aldeia de Kondostupi, com cerca de 300 habitantes, que ficou rodeada pelas chamas.

O fogo estava a avançar com grande velocidade devido aos ventos fortes registados em toda a região.

Também foi evacuada, de forma preventiva, a localidade de Stavros, que poderá ficar ameaçada se o vento mudar de direção. O mosteiro de Panayía Gorgoepikoos também foi desalojado.

As chamas estão a ser combatidas por 60 bombeiros, apoiados por 28 meios terrestres e dez aéreos, que serão reforçados por outros dois aviões que foram solicitados.

A ilha de Eubea, situada na costa oriental do mar Egeu e cuja capital, Calcis, se encontra a apenas 80 quilómetros a norte de Atenas, está sob alerta vermelho desde há vários dias.

O incêndio de hoje é o primeiro que obriga a evacuar localidades desde a tragédia de há duas semanas na região de Atica, perto da capital grega, onde um fogo arrasou Mati e causou 94 mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório