Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Chefe da diplomacia russa em Istambul para preparar cimeira

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, viaja esta segunda-feira para Istambul, numa visita de dois dias em que deverá preparar uma cimeira entre os líderes da Rússia, Alemanha, Turquia e França sobre o conflito sírio.

Chefe da diplomacia russa em Istambul para preparar cimeira
Notícias ao Minuto

18:14 - 12/08/18 por Lusa

Mundo Serguei Lavrov

Lavrov e o seu homólogo turco, Mevlut Cavusoglu, "tratarão dos preparativos da cimeira que se planeia realizar, num futuro próximo, entre os Presidentes da Rússia, Turquia, Alemanha e França" sobre a Síria, anunciou hoje, em comunicado, a diplomacia russa.

A situação na Síria e no resto da região do Próximo-Oriente será o principal assunto no encontro entre os dois ministros.

Lavrov e Cavusoglu também abordarão a atualidade na África do Norte, Cáucaso, Ásia central, Ucrânia, e região do mar Negro, acrescenta o comunicado.

Além disso, os chefes da diplomacia da Rússia e da Turquia também falarão sobre as relações bilaterais, em particular o fortalecimento da cooperação económica e comercial entre os dois países.

Segundo a diplomacia russa, a cooperação no âmbito energético, "que tem um papel-chave nas relações bilaterais", terá um "destaque especial" nas conversações.

A Rússia está a construir o gasoduto "Turkish Stream", que unirá os dois países pelo fundo do mar Negro e que atravessará o território turco até à fronteira com a União Europeia.

Moscovo e Damasco deram por concluída a ofensiva para recuperar o controlo total do sudoeste da Síria e indicaram como próximo objetivo a província de Idlib (norte), último refúgio tanto para a oposição armada como para os grupos jihadistas, e onde estão posicionadas tropas turcas.

Ankara protege a oposição síria nessa província, pelo que se prevê uma dura negociação, na qual a Rússia tentará convencer a Turquia para que não coloque obstáculos para que Damasco recupere o controlo sobre a região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório