Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Banda Ten Years After atua em festival internacional de blues no Alentejo

A banda de blues-rock Ten Years After, com dois dos membros da formação inicial que atuou em Woodstock, é um dos destaques do Reguengos Wine & Blues Fest, em Reguengos de Monsaraz (Évora), na segunda e terça-feira.

Banda Ten Years After atua em festival internacional de blues no Alentejo
Notícias ao Minuto

10:00 - 11/08/18 por Lusa

Cultura Reguengos de Monsara

A 2.ª edição do festival internacional, organizado pela Câmara de Reguengos de Monsaraz e produzido pela Trovas Soltas, integra a 26.ª edição da ExpoReg -- 26ª Exposição de Atividades Económicas e apresenta este e outros três concertos.

O evento, no Parque de Feiras e Exposições, alia o blues ao vinho, num concelho, com a marca registada Reguengos de Monsaraz -- Capital dos Vinhos de Portugal, que conta com 10 empresas vitivinícolas, que produzem anualmente mais de 25 milhões de litros de vinho, realçou o município.

Segundo a organização, o programa arranca, na segunda-feira, às 22:00, com a atuação do português Vitor Bacalhau. O músico apresenta o seu 2.º álbum, intitulado "Cosmic Attraction", mas também músicas do disco de estreia, "Brand New Dawn".

"Vitor Bacalhau alcançou, este ano, a maior distinção na sua carreira, ao subir ao pódio do European Blues Challenge 2018, que decorreu em Hell, na Noruega", indicou a autarquia, destacando ter sido a 1.ª vez que uma banda portuguesa alcançou esse galardão de blues.

A noite inaugural conta ainda com a atuação da norte-americana Velma Powell, acompanhada em palco pela banda Bluedays, revelou a organização.

A cantora, familiar de John Lee Hooker e do mítico Brownie McGee, vai interpretar "algumas das músicas" dos álbuns "Blues to the Bone" e "Step into the Blues", mas também "clássicos do blues de Chicago dos anos 40, 50 e 60 do século passado", resumiu.

Natural de Chicago, Velma Powell tem uma "voz forte e emocionante" que "contrasta com a sensibilidade que transmite nas baladas".

O dueto do inglês Julian Burdock e do espanhol Danny del Toro abre a última noite, na terça-feira, às 22:00, num concerto que "vai ser um 'caldeirão' de diversidade musical cheio de influências e estilos, desde os 'bottleneck blues' ao funk, incluindo composições originais", assinalaram os organizadores.

Julian Burdock já foi 10 vezes nomeado para os British Blues Awards e venceu o Blues & Soul Show Award for innovation 2016, entre outros galardões, enquanto Danny del Toro é considerado "um dos melhores intérpretes de harmónica de blues da Europa".

O Reguengos Wine & Blues Fest 2018 fecha com "chave de ouro" com a "lendária" banda britânica Ten Years After, que está a festejar meio século de carreira e que, em 1969, atuou no Festival de Woodstock.

O teclista Chick Churchill e o baterista Ric Lee são os únicos membros da formação inicial do grupo, que conta agora com Marcus Bonfanti (voz e guitarra), vencedor do British Blues Award, e o baixista Colin Hodgkinson.

O grupo, que lançou este ano o novo álbum "A Sting In The Tale", vai interpretar vários clássicos, como "I'm Going Home", celebrizada na sua atuação em Woodstock.

A 26.ª ExpoReg, da qual faz parte do festival, arrancou na sexta-feira e prolonga-se até quarta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório