Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente do Sudão nomeado pelo partido como candidato às presidenciais

O partido no poder do Sudão nomeou o atual chefe de Estado, Omar Al-Bashir, como candidato às eleições presidenciais de 2020, segundo a agência de notícias sudanesa, Suna.

Presidente do Sudão nomeado pelo partido como candidato às presidenciais
Notícias ao Minuto

15:10 - 10/08/18 por Lusa

Mundo Omar al-Bashir

O Conselho Consultivo do Partido Congresso Nacional (NCP) anunciou a escolha de Al-Bashir, no poder desde 1989, após uma reunião na capital, Cartum, indica a Suna, citada pela francesa AFP.

"Estamos decididos em tomar as medidas necessárias para permitir que [Omar Al-Bashir] concorra à presidência em 2020", disse à imprensa o chefe do Conselho Consultivo do NCP, Kabashor Koko, sem adiantar mais detalhes sobre essas medidas.

A Constituição sudanesa limita a dois o número de mandatos presidenciais.

Omar Al-Bashir venceu as eleições de 2015 com 94,5% dos votos, num escrutínio boicotado pela oposição, com baixa participação e criticado pela comunidade internacional.

Em 2016, Al-Bashir afirmou, numa entrevista à cadeia de televisão britânica BBC, que tencionava abandonar o poder em 2020, uma declaração semelhante à feita em 2013, quando anunciou que iria renunciar ao cargo em 2015.

Al-Bashir, que chegou ao poder através de um golpe de Estado, em 1989, foi indiciado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio durante o conflito no Darfur.

Segundo as Nações Unidas, o conflito no Darfur provocou cerca de 300 mil mortos e levou ao êxodo de mais de 2,5 milhões de habitantes locais, números contestados pelas autoridades em Cartum.

As divergências políticas e o conflito prosseguiram apesar de o país ter sido dividido em dois, com a criação do Sudão do Sul, a 09 de julho de 2011, Estado soberano que se tornou membro das Nações Unidas cinco dias depois e passou a integrar a União Africana (UA) a 28 do mesmo mês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório