Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Exportações de têxteis e vestuário até junho aumentaram

As exportações portuguesas de têxteis e vestuário aumentaram 2%, para 2,7 mil milhões de euros, no primeiro semestre do ano face ao período homólogo, segundo a associação setorial, que destaca o crescimento de 6% nos mercados não comunitários.

Exportações de têxteis e vestuário até junho aumentaram
Notícias ao Minuto

12:54 - 09/08/18 por Lusa

Economia Semestre

Segundo a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), os produtos que estiveram "mais dinâmicos" nas exportações foram o vestuário e acessórios de malha, com um acréscimo absoluto de 36 milhões de euros (+3%), os tecidos impregnados, revestidos, recobertos ou estratificados e artigos para usos técnicos de matérias têxteis, com mais 24 milhões de euros (+18%) e as fibras sintéticas ou artificiais descontínuas, cujas vendas aumentaram 13 milhões de euros (+10%).

Nas exportações para países não comunitários, que cresceram 6%, é destacado o desempenho da China, para onde as vendas aumentaram 62% (mais 11 milhões de euros), a Suíça (+24% ou seis milhões de euros), a Macedónia (+109% ou cinco milhões de euros) e os EUA (mais 3%, equivalentes a 3,5 milhões de euros).

No entanto, refere a ATP, os destinos que registaram maior crescimento absoluto foram a Itália (+41 milhões de euros, ou seja, +33%) e a Holanda (+12 milhões de euros, equivalentes a +12%).

Já a Espanha foi o destino que assinalou a maior queda nas exportações até junho (menos 18 milhões de euros, ou seja, -5%), seguida do Reino Unido (menos 14 milhões de euros, ou seja -6%).

No primeiro semestre, a balança comercial dos têxteis e vestuário registou um saldo de 623 milhões de euros, com uma taxa de cobertura de 130%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório