Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Governo regional diz que apoio às empresas levou à queda do desemprego

O vice-presidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado, disse hoje que a atual taxa de desemprego na região autónoma - 8,3% - é a mais baixa desde 2015 e sublinhou que isso reflete o apoio do executivo às empresas.

Governo regional diz que apoio às empresas levou à queda do desemprego
Notícias ao Minuto

19:42 - 08/08/18 por Lusa

Economia Madeira

"Nunca tivemos uma taxa de desemprego tão baixa. Nunca tivemos uma população ativa com tanta gente a trabalhar como temos hoje. Nunca tivemos tão poucas pessoas desempregadas como temos hoje na Madeira", afirmou o governante, no Funchal, durante a entrega de apoios dos sistemas de incentivo empresarial a 64 projetos.

As verbas, no total de 2,3 milhões de euros, derivam de fundos comunitários e do orçamento regional e foram canalizadas através do Instituto de Desenvolvimento Empresarial.

"Nos três primeiros anos após o PAEF [Plano de Ajustamento Económico e Financeiro, que terminou em 2015] conseguimos, com apoios comunitários e com esforço direto do orçamento da região, transferir quase 55 milhões de euros para as nossas empresas", disse Pedro Calado, sublinhando que isto contribuiu para baixar a taxa de desemprego neste período de 16% para 8,3%.

Cerca de 60% dos apoios destinam-se a financiar o funcionamento das empresas e 40% ao investimento, sendo que os maiores beneficiários são as pequenas, médias e microempresas.

"A nossa política vai continuar a ter esta trajetória, assegurou Pedro Calado, realçando que o executivo tem uma "orientação muito específica", que consiste em "reduzir a carga fiscal às famílias e às empresas, apoiar o desenvolvimento económico, apoiar o crescimento das empresas e fazer com que as pessoas tenham melhor qualidade de vida".

O vice-presidente do Governo da Madeira lembrou, ainda, que o indicador regional da atividade económica na Madeira regista pelo quinto ano um crescimento consecutivo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório