Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Óscares anunciam nova categoria, nova data e menos tempo de antena

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou algumas mudanças para as próximas cerimónias.

Óscares anunciam nova categoria, nova data e menos tempo de antena
Notícias ao Minuto

18:36 - 08/08/18 por Anabela de Sousa Dantas com Lusa

Cultura Cinema

Os Óscares vão passar a galardoar artistas em 25 categorias, ao incluírem uma nova categoria à cerimónia que todos os anos se realiza no Dolby Theater, em Los Angeles. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS, na sigla original) anunciou a categoria de "filme mais popular".

Esta é apenas uma de três mudanças que foram anunciadas esta quarta-feira através do Twitter, depois de, na terça-feira, o Conselho de Governadores da academia ter reeleito o cineasta e diretor de fotografia John Bailey como presidente.

Não se sabe ainda como serão atribuídos os prémios na categoria de "filme mais popular", mas os critérios deverão estar associados ao sucesso de bilheteira, trazendo aqui algum reconhecimento para os designados 'blockbusters'.

Outra alteração é a do tempo de duração de apresentação da cerimónia. Com uma média de três horas e meia por transmissão, a academia está a planear "uma transmissão de três horas mais acessível para espetadores de todo o mundo".

"Para honrar as 24 categorias, apresentaremos algumas categorias selecionadas ao vivo, no Dolby Theatre, durante os intervalos comerciais (categorias por determinar). Os momentos da vitória serão editados e apresentados mais tarde durante a transmissão", lê-se numa carta enviada pelo Conselho de Governadores aos membros da academia, que é citada pela imprensa.

A terceira grande mudança refere-se a 2020 e tem que ver com a data de transmissão da cerimónia, que será antecipada. Assim, a 92.ª edição dos Óscares será transmitida no dia 9 de fevereiro, mantendo-se inalterada a data prevista para a cerimónia de 2019: 24 de fevereiro.

O Conselho de Governadores justifica estas alterações com a necessidade de corresponder às sugestões apresentadas pelos membros, no sentido de "manter a relevância dos Óscares e da academia num mundo em mudança".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório