Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Libra cai face ao euro e ao dólar por receio de Brexit sem acordo

A libra esterlina caiu hoje para mínimos de quase 12 meses face ao dólar e de nove meses em relação ao euro, devido ao receio de uma saída britânica da União Europeia (UE) sem um acordo.

Libra cai face ao euro e ao dólar por receio de Brexit sem acordo
Notícias ao Minuto

17:54 - 08/08/18 por Lusa

Economia Moeda

A divisa britânica recuava à tarde 0,57% face ao dólar para 1,2881 dólares e 0,48% face ao euro para 1,1102 euros, tendo perdido desde o início do mês 1,7% face ao dólar e 0,8% em relação ao euro.

O Banco de Inglaterra subiu na semana passada a sua principal taxa de juro de 0,5% para 0,75%, o nível mais alto desde março de 2009, um movimento que geralmente impulsiona o valor da libra.

"No mercado, há quem pense que o banco central subiu os juros para ter a possibilidade de vir a decidir uma descida se houver uma saída sem acordo", disse à BBC o analista Neil Jones.

A preocupação em relação a uma rutura aumentou no passado fim de semana, quando o ministro do Comércio Externo, Liam Fox, afirmou que as probabilidades de um 'Brexit' (saída da UE) sem acordo são maiores do que as de o Reino Unido chegar a um acordo com Bruxelas.

O próprio governador do banco central britânico, Mark Carney, alertou que as possibilidades de uma saída abrupta são "incomodamente elevadas".

A primeira-ministra britânica, Theresa May, apresentou em julho uma proposta para uma "área de comércio livre de bens" entre o Reino Unido e a UE após o 'Brexit', a qual foi recebida friamente pelos 27.

Theresa May tem enfrentado divisões dentro do próprio núcleo duro do governo, entre os partidários de um 'Brexit' "suave" que garanta o acesso ao mercado único ou união aduaneira e ministros que querem um divórcio mais radical, que ofereça maior liberdade para negociar acordos comerciais com países terceiros.

A saída do Reino Unido da UE será a 29 de março de 2019 e tanto Londres como Bruxelas esperam ter avançado para um acordo até ao Conselho Europeu de outubro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório