Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Fisco publica formulários 90 dias antes dos prazos em 2018 e 2019

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) terá de disponibilizar formulários digitais através do Portal das Finanças 90 dias antes da data limite da obrigação fiscal este ano e no próximo, prazo que aumenta para 120 dias em 2020.

Fisco publica formulários 90 dias antes dos prazos em 2018 e 2019
Notícias ao Minuto

14:06 - 08/08/18 por Lusa

Economia AT

O projeto inicial é do CDS-PP, mas foi depois negociado um texto de substituição na comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, nos trabalhos na especialidade.

O diploma foi aprovado por unanimidade e foi hoje publicado em Diário da República.

Assim, como medida transitória, o prazo para disponibilizar os formulários é de 90 dias antes da data limite de apresentação de cada obrigação fiscal em 2018 e 2019, passando esse prazo mínimo para 120 dias a partir de 2020.

Os democratas-cristãos justificaram o projeto com a necessidade de dar uma resposta aos atrasos recorrentes na disponibilização dos formulários para os cidadãos cumprirem as suas obrigações fiscais.

Sempre que a AT não cumpra o prazo mínimo de antecedência previsto, "a data limite para o cumprimento da respetiva obrigação declarativa prorroga-se pelo mesmo número de dias de atraso", lê-se diploma publicado em Diário da República.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório